desentupidora

Saber como higienizar uma caixa de gordura é essencial para quem mora em casa ou locais similares. A limpeza constante irá impedir que problemas maiores sejam acometidos à seu imóvel. Mas caso sua caixa de gordura entupa, você precisará de nossas dicas a seguir.

A Coppi separou então esse guia incrível para te ajudar a solucionar esses problemas que exigem respostas imediatas dentro do ambiente de casa.

Você sabe para que a caixa de gordura funciona? Seja ela de PVC ou de concreto, ela é quem filtra a gordura que a pia da cozinha deixa passar.

Ela impede que a gordura chegue nos esgotos junto com a água, impedindo assim que o encanamento se danifique.

Caso a caixa de gordura não estivesse ali, a tubulação iria entupir muito mais, não só a de casa, mas a de todo o sistema de esgoto da região. Mas e se a caixa de gordura entupir? Bom, vamos ter que resolver.

Talvez você esteja pesquisando para evitar que ocorra, ou talvez você esteja passando por isso agora mesmo. Vamos continuar com esse tutorial rápido e eficaz de limpeza de caixa de gordura.

 

Por qual motivo a caixa de gordura entope?

Os motivos para ela entupir são dos mais diversos. Muitas vezes o tamanho da caixa de gordura não é o suficiente para o fluxo que a mesma precisa filtrar. Pode acontecer que por alguma razão a pia esteja sendo mais utilizada, necessitando então uma limpeza mais regular.

Vale ressaltar que a caixa de gordura talvez fique mais afastada da região da cozinha. Podendo estar fora do imóvel, na garagem ou em algum canto do próprio cômodo. É necessário fazer essa busca antes de começar.

O tanque que é o responsável por armazenar a gordura da água pode transbordar se não for do tamanho certo.

 

O que leva ao entupimento?

 

Falta de limpeza regular da caixa de gordura

Se a gordura acumular por mais ou menos uns seis meses, a tendência é que ela grude na caixa e atrapalhe a entrada de mais resíduos para o local. Isso é perigoso pois pode levar a um vazamento.

Então será uma corrida contra o tempo para que a limpeza adequada seja feita, pois a pia se tornará inutilizável. Se for muito trabalho para você, saiba que sempre poderá contar com a Coppi Desentupidora para te ajudar!

 

Dejetos jogados pelo ralo

O ralo precisa daquela cestinha removível, ou o excesso de restos irá descer até a caixa de gordura.

Se for esse o problema, será necessário mudar os hábitos daqueles que moram na residência, pois senão a caixa de gordura continuará entupindo.

Tente jogar os restos de comida na lixeira antes de lavar os pratos, panelas e semelhantes. Use sempre a cestinha removível!

 

Caixa pequena demais para imóvel

Higienizar a caixa de gordura não precisa ser uma das grandes preocupações da limpeza do dia a dia.

Mas se a sua caixa de gordura estiver “pedindo” por uma limpeza num período menor que o de 6 meses, talvez ela seja pequena demais para a demanda que está sendo entregue a ela.

Claro que, se o imóvel for um restaurante, talvez seja necessário trocar a caixa de gordura para uma maior, é necessário entender o quanto o local faz uso desse tipo de item.

 

Como se limpa a caixa de gordura?

O procedimento não é tão complexo, basta abrir a tampa da caixa de gordura, com o uso do equipamento adequado, usando luvas, pá e uma sacola de lixo para despejar os dejetos. A bucha pode ser utilizada para limpar a crosta interna de gordura que endureceu.

Esse é o método mais simples para caixas de gordura que não estão com muito acúmulo.

Mas existem aqueles truques que fizemos uma breve citação anterior, que fazem o uso de bicarbonato ou soda cáustica.

Vamos então explicar como limpar itens que estão com um grau de dificuldade maior do que os apresentados anteriormente.

 

Como limpar uma caixa de gordura velha?

O mais importante é manter uma limpeza regular para que não haja entupimento. Mas sabemos que ele pode ocorrer mesmo assim.

Os modelos antigos de caixa de gordura não eram tão desenvolvidos, e podem acabar facilitando para que a crosta de gordura se endureça. O bicarbonato será seu melhor amigo nessa luta.

 

Bicarbonato para limpar a caixa de gordura:

  • Apenas use o bicarbonato depois de ter limpado manualmente as camadas iniciais de gordura;
  • Despeje duas colheres de sopa de bicarbonato nas paredes da caixa de gordura e depois jogue água quente para ajudar a soltar a crosta;
  • Depois de uns 15 minutos, após o fim da limpeza pesada, jogue água fria no local para dar uma lavada.

 

 

Limpando a caixa de gordura com Soda Cáustica

Algumas caixas de gordura são realmente antigas e as crostas estão muito rígidas. O procedimento é parecido com o anterior, mas é importante lembrar dos danos a qualquer região do corpo que a soda cáustica pode causar se entrar em contato. Porém, por ser muito poderosa, ajudará a limpar o sebo.

 

  • Dissolva a quantidade de soda cáustica que será utilizada no dobro dessa mesma quantidade em água. Isso evita que a soda corroa o encanamento interno da caixa de gordura;
  • Uso o equipamento de segurança adequado enquanto estiver manuseando a soda cáustica, para evitar qualquer tipo de acidente. Jogue a mistura nos locais mais engordurados do tanque e deixe agir por alguns minutos;
  • A substância irá gerar uma reação que soltará partes da sujeira, jogue fora todos esses resíduos antes de continuar a usar a caixa. Se possível, faça duas lavagens de água corrente para ajudar a soda a sair por completo do encanamento.

 

Limpando a caixa de gordura de concreto

Mesmo se a caixa for nova, ela pode apresentar o mesmo grau de dificuldade que as caixas de gordura mais antigas no momento da limpeza. Por isso é recomendado que se use bicarbonato para ajudar a soltar a gordura que está presa na parede de sua caixa.

Mas como já dissemos, o ideal é chamar uma Desentupidora competente da região para solucionar o seu problema.

O técnico da Desentupidora abrirá corretamente a caixa, ainda mais que algumas dessas estão debaixo do próprio cimento. A gordura será retirada, deixando mais água dentro do tanque.

Após essa etapa, o profissional irá utilizar do equipamento específico para limpar a caixa de gordura de concreto, impedindo assim qualquer tipo de dano que o uso incorreto de produtos poderia causar.

As instruções de como desentupir a caixa de gordura em situações excepcionais ainda será passada aos residentes do imóvel para evitar alguns problemas no futuro. Frequentemente é uma questão apenas de excesso de resíduos alimentares.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?