Desentupidor
O Desentupidor é uma ferramenta largamente usada para desentupir vasos sanitários, encanamentos, ralos de pia, ralos de chão e outros sistemas hidráulicos.
O desentupidor age através da sucção que se origina da aplicação de força braçal em um cabo de madeira (as vezes também plástico e até alumínio) ligado à uma borracha flexível em formato côncavo.
Desentupidor de pia
Por questões de higiene e praticidade, não utilize o mesmo desentupidor para todas os dispositivos hidráulicos da casa.
Tenha um desentupidor exclusivo para a pia da cozinha. Esse desentupidor é menor em todas as suas dimensões, tanto na borracha côncava, quanto no cabo.
Isso garante higiene e mais praticidade devido ao formato mais adequado.
Desentupidor de vaso sanitário
O desentupidor de vaso sanitário possui um cabo mais alongado, com borracha maior que consegue vedar o cano, facilitando a sucção e pressão de “puxa” e “empurra” que tende a soltar e liberar o cano da obstrução.
Como usar o desentupidor
Para usar este utensílio é muito simples. Qualquer adulto pode fazê-lo.
Usando desentupidor em vaso sanitário entupido
Caso o vaso sanitário entupido esteja sem água ou com pouca água, despeje mais água de forma que cubra toda a borracha do desentupidor, pois assim a sucção e pressão são favorecidas, facilitando o movimento de soltura.
Você pode também fazer uso de água quente com vinagre, sal e detergente e esperar por 10 minutos antes de usar o desentupidor.
Com isso a ação desta ferramenta tende a se tornar ainda mais eficiente.
Procure também proteger as mãos, boca e olhos de possíveis respingos ao manusear o desentupidor, uma vez que a água contaminada é causadora de doenças diversas.
Além da água fervida, sal, vinagre e detergente, também pode-se usar soda cáustica, porém o cuidado deve ser redobrado, uma vez que é uma substância altamente corrosiva.
Usando desentupidor em ralo de pia entupida
Assim como no vaso sanitário, realize o procedimento de uso do desentupidor com água na pia, pelo menos até a metade da borracha do desentupidor para facilitar a sucção e pressão.
Com movimentos vigorosos, empurre com força moderada e puxe, repetindo este movimento até que o cano esteja liberado.
Em seguida, abra a torneira e observe a velocidade de vazão da água pelo ralo.
Caso perceba que ainda está descendo de devagar, repita o procedimento.
Usando desentupidor em ralo de banheiro entupido
Você pode usar o desentupidor de cabo comprido para este procedimento.
Certifique-se de que haja água no ralo e empurre com força moderada, fazendo também o movimento de puxar logo em seguida, de forma repetida.
Depois abra a água e deixe escorrer pelo ralo. Caso sinta que a vazão ainda está lenta, repita o procedimento.
Como escolher um desentupidor
A escolha de um desentupidor não é uma tarefa complicada, mas requer a observação de alguns critérios. O principal deles é a maleabilidade ou flexibilidade da borracha, que não pode ser nem muito mole e nem muito dura.
O tamanho também influencia na eficiência da ferramenta. Se a borracha for muito pequena, não terá a pressão de sucção e se for muito grande, não conseguirá encaixar.
O cabo do desentupidor precisa ser de tamanho adequado, se for muito pequeno e utilizar para desentupir o vaso sanitário, pode ser que respingue nos seus braços e até no rosto, o que é muito desagradável.
Quem inventou o desentupidor?
Foi John S. Hawley de Stapleton, oriundo de Nova York quem emitiu a requisição de patente que tratava a respeito de uma otimização em clarificadores para higienização de lavatórios. Com data de 19 de dezembro de 1874. A patente foi concedida em 19 de janeiro, no ano de 1875.
A invenção se baseia em um limpador de ventilação melhorado, com um copo de borracha acoplado.
Um utensílio de baixo custo e muito simples de usar. Na verdade, qualquer pessoa pode usar e deixar os canos liberadores da maioria dos agentes obstrutores.
Com isso, a despesa com empresas desentupidoras caiu significativamente, uma vez que em todo problema de entupimento era necessário chamar uma empresa para realizar o procedimento.
Após dois anos, Hawley patenteou uma nova melhoria para “seu copo de força elástico”.
A melhoria consistia em um “talão ou rebordo espessado formado em torno da borda da xícara do limpador de ventilação“, “para fazer é mais forte, mais durável e mais eficaz em operação “.
Patente US 186.206, datada de 6 de janeiro de 1877.
O desentupidor de hoje difere pouco do original.
A invenção do utensílio desentupidor foi impactante o suficiente para obter uma publicação na revista Scientific American (volume 32 (Nova Série), número 21, 22 de maio de 1875, página 329) e uma propaganda quase completa na revista comercial de encanadores e desentupidores.
Na grande maioria das casas, o problema é largamente experimentado pelo acúmulo de pequenos resíduos no encanamento, seja da pia ou do vaso sanitário.
Recorrer a uma desentupidora poderia ser mais caro, pois sempre que isso ocorria era problemático e caro.
Contato de Desentupidora 24h em São Paulo
Você tentou de tudo com o desentupidor manual e não conseguiu? É hora de chamar uma empresa profissional!
Sua casa, apartamento, prédio, condomínio entupiram? Chama a Coppi!
Nosso serviço é realizado de forma contínua e se você precisar de qualquer desentupimento, pode chamar a Coppi Agora MESMO!
Trabalhamos há mais de quinze anos em SP e solucionamos problemas de encanamento, não importando o nível de dificuldade.
Temos várias equipes e frota prontas para chegar no seu endereço em menos de trinta minutos.
Quer saber mais sobre nossos serviços de desentupimento em São Paulo?
Entre em contato AGORA!
- mail coppidesentupidora@gmail.com
- Telefones: (11) 3951-1655, 2822-9612, 2836-6065, 98776-7059