Desentupimento é um assunto que gera muita polêmica entre os incautos e inexperientes. A maioria das pessoas tem uma fórmula caseira na mente que a faça tentar desentupir por si mesma algum problema no encanamento.
Outras tantas recorrem à internet para obter informações de desentupimento utilizando diversos produtos que podem ser comprados no mercado ou utilizar ferramentas improvisadas inadequadas para o fim.
Há sempre também um vizinho que tem uma fórmula mágica e milagrosa para desentupir um vaso sanitário ou ralo, mas muitas vezes é um método amador e que coloca a integridade dos canos em risco, levando a um problema maior.
Assim, visando esclarecer as pessoas, listamos alguns mitos no desentupimento que sendo conhecidos ajudarão as pessoas a buscarem ajuda profissional experiente.
As cinco questões abaixo são as mais comuns e com buscas mais recorrentes na internet. Não deixe de ler este artigo e evite confusões e problemas mais graves no seu encanamento. Vamos lá?
Fatos e mitos sobre desentupimentos
Confira agora o que é verdadeiro e o que é mera crendice quando o assunto é desentupir canos de forma segura e eficiente e esteja precavido contra problemas maiores!
Mito número 1: produtos químicos são sempre eficientes no desentupimento
Muitos podem ser as causas do entupimento e na absoluta maioria dos casos, produtos químicos não farão nenhuma diferença, independentemente da quantidade que você despeje.
Para quem realmente quer tentar desentupir sozinho, pode tentar esse método usando elementos químicos da preferência e, não havendo solução satisfatória, pode chamar a Coppi Desentupidora para resolver o problema definitivamente.
Cuidado também ao manusear tais produtos, pois alguns deles podem causar problemas respiratórios e irritação nos olhos e na pele. É sempre arriscado manusear tais produtos em virtude da alta toxidade.
A probabilidade de resolver o problema também é ínfima e na grande maioria dos casos, só há gasto de dinheiro em vão.
Mito número 2: refrigerantes são agentes desentupidores eficazes
Refrigerantes são outro recurso fantasioso usado por algumas pessoas, pois alguns entupimentos são muito resistentes, como restos de alimentos, objetos sólidos e gordura que exigem métodos mais eficientes.
Você pode ter algum tipo de sorte com refrigerante, mas o nome certo é este: sorte. Pura sorte. Na maioria dos casos a pessoa perde o refrigerante.
Deixe que uma desentupidora profissional realize o serviço, pois as mais confiáveis oferecem garantia no serviço, ou seja, caso o problema volte a acontecer, você pode acionar a mesma para um retorno, mas atenção: a garantia só vale em vício de execução e não pelo continuado mau uso por parte do cliente.
Mito número 3: papel higiênico não é responsável por entupir canos
A julgar pelo desenho e estrutura de seus encanamentos, o papel higiênico pode sim, causar entupimento. Caso não seja possível jogar papel higiênico no cesto de lixo, procure utilizar duas descargas, sendo a primeira para as fezes e uma segunda somente para o papel higiênico.
É de suma importância saber se o imóvel tem ligação com a rede coletora de esgoto, pois na ausência de ligação de esgoto, pode ser que o problema de entupimento apareça mais rapidamente.
Mito número 4: óleo de cozinha pode ser despejado diretamente no ralo da pia
Dentre todos os mitos sobre desentupimento e entupimento, essa é a que mais nos deixa abismados. Não apenas porque o óleo de cozinha é um agente obstrutor de canos, mas também porque é algo ecologicamente incorreto, pois pode poluir lençóis de água, o solo entre outros problemas.
O óleo de cozinha e a gordura vão se solidificando nos canos, causando um estrangulamento do fluxo de água até o bloqueio total da vazão.
Por isso, o mais indicado é que você armazene o óleo em garrafas pet e utilize os pontos de coleta para descartar de forma ecologicamente apropriada o seu óleo de cozinha não utilizado, mas de forma alguma o despeje diretamente em ralos ou no solo.
Mito número 5: a maioria dos entupimentos podem ser resolvidos pelos próprios clientes
Anteriormente afirmamos que muitos indivíduos, sem qualquer tipo de conhecimento ou experiência, podem apenas empurrar o problema para mais à frente no futuro e não consideramos que isso seja resolver. Paliativos não devem ser tratados como soluções definitivas, pois tais métodos caseiros podem causar uma série de micro danos aos canos que vão se acumulando até haver um rompimento com pequenos vazamentos. A pessoa pode querer economizar, mas essa economia pode representar um prejuízo enorme. É jogar com o azar. Recorra à ajuda profissional. Aqui na Coppi Desentupidora temos diversas equipes posicionadas por toda São Paulo e podemos chegar no seu local em rápido tempo. Inclusive em finais de semanas e feriados, fora do horário comercial, pois atendemos 24h por dia em todos os dias da semana.
Já atuamos há mais de 15 anos em toda São Paulo e várias outras cidades. Nossa reputação é a melhor e somos a mais recomendada pelos clientes.
Conheça agora algumas verdades sobre entupimento que muitas vezes passam despercebidas pelas pessoas.
Resíduos de alimentos, gordura e pelos e fios de cabelo são grandes responsáveis por entupimentos
Seja qual for o tipo de imóvel, seja um hotel, condomínio, clube, apartamento, casa, escritório e outros, os cabelos, gordura e restos de alimentos são grandes causadores de obstruções nas tubulações.
Ao utilizar a pia sem o filtro do ralo, você permite que gradualmente sejam acumulados restos de alimento que podem causar entupimentos futuros.
Da mesma forma, os cabelos e pelos quando não removidos periodicamente das grades dos ralos, podem ir ser acumulando e dificultando a vazão pelos canos. Você percebe isso, por exemplo, quando ao tomar banho, o box começa a se tornar alagado, pois o ralo tem dificuldade em dar vazão à água.
A utilização de produtos químicos para desentupir pode na verdade causar entupimento
Por incrível que possa parecer, a ação dos produtos químicos pode apenas mudar o agente obstrutor de lugar. Veja o exemplo da caixa de gordura: os produtos químicos não eliminam a gordura causadora de entupimento nas tubulações, ela apenas muda de lugar, continuando a se acumular e com o passar do tempo, volta ao seu estado mais solidificado.
Chame a Coppi Desentupidora
Contamos com uma equipe de profissionais qualificados preparados para lidar com problemas de todas as naturezas, mesmo os mais complexos e robustos, pois possuímos todos os equipamentos necessários para uma ação eficiente e segura, respeitando todas as normas técnicas e ambientas conforme determinam as legislações e órgãos responsáveis.