Um número expressivo de brasileiros continuam a morar em residências sem rede de esgoto. Isso significa que os produtos do esgoto não estão ligados à coleta pública e não recebem tratamento, sendo despejados em fossas geralmente construídas no quintal das casas.
Neste artigo, falaremos dos muitos tipos de fossas. É sempre melhor e mais ecológico conectar seu esgoto à rede de coleta e tratamento, mas em caso de impossibilidade, saiba como escolher o mesmo tipo de fossa para o seu caso.
De antemão, porém, informamos que independente do tipo de fossa que sua residência tenha, realizamos a limpeza de fossa séptica com eficiência inigualável por meio de potentes máquinas de sucção que esvaziam completamente sua fossa.
Entre em contato com a Coppi e conheça a excelência e qualidade de nosso trabalho.
Fossa seca
Este tipo de fossa é normalmente implementada em casas sem água encanada. Neste modelo as fezes são jogadas diretamente no buraco cavado no solo.
Um banheiro é construído logo acima deste buraco de concreto com uma abertura onde se instala o vaso sanitário.
Como as fezes são jogadas diretamente neste buraco, o uso de cal ou pó de café pode ser necessário para evitar o mau cheiro.
Esse tipo de fossa, felizmente, é raro, pois seu uso tende a contaminar o solo e lençóis freáticos.
Fossa absorvente
Em terrenos de característica permeável é muito usada, sendo construída em tijolos separados com tampa à base de concreto e brita ao redor a fim de criar facilidade para o trânsito de água no solo, porém da mesma forma que o modelo acima descrito, é considerado também algo ultrapassado, apresentando problemas em sua estrutura e eficiência, porque pode sofrer com desabamentos. Independente disso, realizamos também a limpeza deste tipo de fossa.
Fossa séptica
Dentre os modelos de fossas existentes no Brasil, a fossa séptica é tida como o modelo com maior segurança, pois não há contaminação do solo e nem lençóis freáticos, uma vez que possui uma cavidade que atua na separação entre resíduos líquidos e sólidos.
Fossa negra
Essa fossa é, de longe, a menos recomendada, porque o risco de contaminação do solo e das pessoas é altíssimo, uma vez que é feito um buraco sem revestimento onde são enterradas as fezes com ausência de qualquer tipo de tratamento. Logo após essas fossas são abandonadas.
Fossa estanque
Este tipo de fossa consiste em um tanque impermeável onde são depositados e acumulados os dejetos e periodicamente precisam ser removidos frequentemente.
Fossa cheia? Chama a Coppi!
Quando a fossa está cheia, maus odores exalam pelos diversos ralos de uma casa. Fique atento a este sinal.
Outro sintoma de fossa cheia é a lentidão no fluxo de água pelos ralos, pias e na descarga do vaso sanitário.
Alagamentos no quintal próximos à fossa também são um forte indicativo de uma fossa lotada, bem como grama, pois a fossa lotada transborda fezes que servem de adubo.
Limpeza de fossa
Honestamente, não recomendamos a limpeza de fossa por qualquer pessoa, mas sim por uma empresa profissional. Isso se dá por vários motivos, o principal deles é evitar o contato com os dejetos que podem causar vários tipos de doença que podem levar à morte.
Limpezas de fossa amadoras na maioria das vezes apenas tiram o excesso de dejetos, mas não limpam a fossa realmente. Nós temos máquinas de sucção que fazem o completo esvaziamento da fossa.
Além disso, descartamos os dejetos coletados de forma ecologicamente correta, despejando em aterro sanitário ou na rede de coleta de esgoto de forma autorizada.