Apesar de estarmos em pleno ano de 2022 e no século XXI, ainda precisamos falar de coisas óbvias e básicas para adultos.
É óbvio que crianças têm de ser educadas e nelas haver um fomento para a consciência de certo e errado, principalmente sobre a questão da sustentabilidade e ecologia, de forma que se tornem adultos responsáveis e ecologicamente conscientes.
Mas infelizmente há adultos que ainda insistem em um comportamento destrutivo e predatório para com o meio ambiente em que vivem.
Isso vai desde o lixo que você deixa na praia, cachoeira ou trilha até o lixo que você joga na rua.
Infelizmente, esse comportamento tem afetado a vida de milhares de pessoas a cada temporada de chuva.
E não faltam pessoas para culpar as prefeituras, mas ainda que esta fosse culpada, não o seria sozinha, uma vez que além de estruturas de escoamento, há também a necessidade de uma consciência coletiva que projeta a integridade dessas estruturas de modo que toda a sociedade fique protegida.
Os bueiros são os grandes responsáveis pelo escoamento de águas das chuvas, mas também são os mais afetados pelo mau comportamento humano.
Especialmente com o hábito de jogar lixo na rua, pois afeta diretamente a capacidade de escoamento dos bueiros.
Os bueiros são aberturas no chão que funcionam como a “boca” de um sistema de esgoto ou galeria pluvial. Eles drenam a água da chuva, impedindo que a mesma se acumule nas vias, atrapalhando o tráfego automóveis e pedestres.
Os esgotos têm uma “tampa” que na verdade é chamada de grelha que visa impedir a passagem de elementos sólidos para o interior das galerias, o que pode causar obstrução das mesmas e consequentemente, alagamentos nas ruas.
Tipos de bueiros
- Bueiro Capeado: sua cobertura é realizada por meio de placas;
- Bueiro Celular: aquele com seção formada por células;
- Bueiro de Alvenaria: aquele construído em alvenaria;
- Bueiro Metálico: aquele construído com chapas metálicas corrugadas ou não, de
aço galvanizado;
- Bueiro de Concreto: aquele construído em concreto;
- Bueiro de Greide: aquele destinado a conduzir para o local de deságue seguro,
fora do corpo estradal, as águas coletadas por dispositivos de drenagem superficial;
- Bueiro de Grota: aquele destinado a conduzir as águas em uma grota, de um lado
para o outro da estrada;
- Bueiro de seção Especial: aquele que tem seção diferente das comumente
aplicadas;
- Bueiro Duplo: aquele com seção dividida em duas partes;
- Bueiro Triplo: aquele com seção dividida em três subseções;
- Bueiro em Arco: aquele que tem sua parte superior em forma de arco;
- Bueiro Múltiplo: aquele cuja seção é dividida em várias subseções;
- Bueiro Parabólico: aquele em arco de forma parabólica; e
- Bueiro Tubular: aquele com seção circular.
Riscos de bueiros entupidos
Os bueiros obstruídos podem causar diversos tipos de problemas. Já falamos aqui sobre os alagamentos das vias, que podem atrapalhar o trânsito de pedestres e automóveis, sem falar dos engarrafamentos vertiginosos que complicam a vida de todas as pessoas.
Há também o risco de doenças diversas, pois a água contaminada é devolvida a rua e pode promover o surto de diversos males que podem até mesmo a levar á morte.
Há também o desalojamento de roedores e outros insetos, como ratos, lacraias, baratas e outros que são um enorme transtorno à vida do paulistano.
Assim, o melhor a fazer é jogar o seu lixo em lixeiras espalhadas pelas ruas, pois todo lixo jogado no chão, por menor ou maior que seja, será conduzido pelas águas das chuvas para os bueiros que começarão a acumular esses resíduos sólidos e vão perdendo vazão até obstrução completa.