Escolha uma Página

Entupimento de pia é uma das obstruções mais comuns, seja em residências, apartamentos ou mesmo locais como empresas, restaurantes e igrejas, nenhum local com tubulações de esgoto e ligados ao sistema hidráulico está livre de apresentar entupimentos desde os mais simples até os mais complexos.

Mas os entupimentos podem ser evitados com medidas simples. Segundo a Coppi Desentupidora, empresa especializada em desentupimentos diversos, existem muitas formas de evitar entupimentos em pias e inclusive, formas de fazer a limpeza caseira e evitar obstruções mais graves.

Segundo a empresa, apesar dos entupimentos serem mais corriqueiros em residências e apartamentos, empresas e até igrejas podem passar pelo problema e muitas vezes só o serviço profissional é possível para resolver a obstrução.

 

Como ocorrem os entupimentos de pia

Entupimentos em pia são das obstruções mais comuns e podem, inclusive, ser a causa inicial de problemas mais sérios nas tubulações de esgoto por exemplo. Um dos causadores de entupimentos que causam mais dor de cabeça é o óleo de cozinha usado.

O óleo novo pode oferecer contaminação da água, mas sem favorecer entupimentos. Já no caso do óleo usado e principalmente queimado a situação é diferente, pois se descartado no encanamento, em contato com a água e as tubulações, envolve todo o cano e endurece, aumentando conforme o tempo ao ponto de impedir a passagem da água. Caso exista detritos ou lixo no esgoto, pode haver uma obstrução crítica que poderá interromper totalmente o acesso a rede coletora e o sistema hidráulico ficará comprometido.

Apesar do óleo ser um dos maiores causadores, ele sozinho não faz o trabalho de obstruir totalmente o caminho da água. Lixo como papel higiênico ou absorventes que são descartados no vaso sanitário dificultam ainda mais o problema. Outra causa são fios de cabelo, fio dental e restos de alimentos que geralmente são descartados nas pias de banheiros e cozinhas. Em lavanderias, ocorre o descarte de fios de tecidos que muitas vezes são lançados nas tubulações sem ao menos percebermos.

Segundo a Coppi Desentupidora, os entupimentos relatados são comuns em prédios de apartamentos e imóveis residenciais, mas quando a questão é empresas como restaurantes e locais públicos como igrejas, a questão sobre esse problema deve ser encarada como algo mais sério, já que os detritos em contato com as tubulações são maiores e necessários uma atenção maior para evitar obstruções.

 

Entupimentos em empresas e locais públicos como igrejas

Em empresas e igrejas os entupimentos podem ser ainda maiores e com mais frequência que em imóveis residências e por vários motivos como:

  • Maior número de pessoas em circulação e que utilizam banheiros e áreas de alimentação como cozinhas;
  • Descarte de lixo no esgoto e falta de conscientização da separação do lixo reciclável;
  • Sistema hidráulico antigo ou necessitando de manutenção;
  • Região com saneamento básico ineficiente;
  • Região de manancial ou favorável a alagamentos e enchentes.

No caso das igrejas essa realidade pode ser ainda pior, já que se trata de um local público e com mais pessoas em circulação, pode ter problemas recorrentes de entupimentos.

Empresas e igrejas que ficam em lugares com problemas de alagamentos, devem estar em alerta quanto a entupimentos, pois quando acontece uma enchente, a rede de esgoto pode ficar inundada e trazer lixo de outros lugares, que ao se concentrar favorecem os entupimentos. Independente destas situações, medidas de prevenção podem ser eficazes para entupimentos.

 

Medidas de prevenção a entupimentos

Seja em imóveis residenciais, comerciais ou públicos, as medidas de prevenção de entupimentos são os mesmos para combater entupimentos severos. A Coppi Desentupidora separou algumas dicas importantes para evitar o problema:

  1. Nenhum tipo de lixo deve ser descartado no encanamento de esgoto;
  2. Óleo de cozinha usado deve ser descartado para reciclagem em vasilhame e entregue em locais de coleta ou haver uma Caixa de Gordura na residência ou comércio como restaurantes. Além disso, a caixa deve ser limpa com regularidade para também não entupir e causar mau cheiro e contaminações da água;
  3. Lixo reciclável deve ser descartado em local próprio e separados por tipo de material;
  4. O uso do chamado ralinho japonês, tampões de ralo e hábitos de limpeza da pia antes, durante e depois de utilizada, são medidas recomendadas que evitam entupimentos;
  5. Restos de alimentos podem ser lançados na pia da cozinha, desde que haja uma caixa de gordura, porém o mais indicado é sempre ser jogado em lixo orgânico;
  6. Deve se evitar o uso de materiais caseiros para desentupimento como arames, bicarbonato de sódio e água quente. Estes meios podem ajudar a limpar e auxiliar quando o encanamento está desobstruído, mas com um entupimento grave são ineficazes;
  7. O uso de desentupidores químicos não é indicado pois além de agravar a obstrução, oferecem riscos à saúde;
  8. Em caso de obstrução crítica, uma desentupidora deve ser contatada para solução do problema.

 

Como é feito o desentupimento de pia profissional

O desentupimento profissional de pia deve ser feito por uma empresa especializada e que possui pessoal capacitado e equipamentos que garantem a desobstrução e limpeza completa das tubulações.

Segundo a Coppi Desentupidora, o cliente entra em contato e o atendimento é imediato, com orçamento sem compromisso. O profissional analisa o local afetado e os ramais e tubulações principais, para ter a certeza do tamanho do entupimento e quais os equipamentos mais indicados para fazer o desentupimento de pia.

Geralmente o desentupimento de pia é rápido e sem grandes intervenções ou intercorrências e o valor do serviço é detalhado ao cliente, com preço justo e condições de pagamentos que proporcionam mais tranquilidade e a garantia de um serviço profissional e eficiente. Além disso, o profissional orienta o cliente de como evitar entupimentos recorrentes, oferecendo garantia em todo processo.

A Coppi Desentupidora ainda reforça que o serviço é disponível 24 horas em toda Jundiaí e São Paulo Capital, com profissionais paramentados com EPI´s regulamentadas dando aos clientes segurança durante o serviço, para a satisfação total do cliente na solução de desentupimento de pia em imóveis residenciais, empresas como restaurantes e igrejas.

Jundiaí e São Paulo Capital

Open chat
Enviar mensagem