Escolha uma Página

No banheiro nós utilizamos muitos produtos de limpeza, de higiene pessoal, alguns contém óleos, além desses produtos a própria oleosidade que sai do nosso corpo na hora do banho acabam criando uma massa na curvatura no ralo impedindo o escoamento normal da água. Pelos e cabelos são um dos grandes responsáveis por entupimentos nos ralos de banheiros. 

A seguir veremos algumas dicas para evitar o entupimento dos ralos e como proceder caso já esteja entupido ou o escoamento da água esteja lento. 

Como desentupir ralo de banheiro com sal 

Antes de tudo é importante alertar que esse método de desentupimento com sal pode danificar o seu ralo caso ele seja de metal, inox, com pinturas douradas ou prateadas, pois o sal é corrosivo. Então tenha o cuidado de não utilizar esse método com muita frequência. Ralos de plástico não irão sofrer com a ação do sal. 

O sal de cozinha é ótimo aliado na hora do desentupimento ralo do banheiro ou pias. Veja os benefícios que ele possui quando utilizados nos encanamentos: 

  • Limpeza do encanamento. O sal é desidratante e tem o poder de quebrar as enzimas da massa criada pelos produtos que utilizamos e oleosidade do nosso corpo, fazendo assim, uma limpeza e desobstrução da tubulação. 
  • Evita o mal cheiro. Se você sentir mal cheiro vindo do ralo, provavelmente a água não está parando na entrada do sifão do ralo, liberando assim o espaço para que o cheiro suba. Utilize o sal para resolver esse problema. 
  • Acaba com as baratas. Além do poder limpeza do sal, ele tem propriedades bactericidas e fungicidas, eliminando matérias orgânicas e afastando assim as baratas. 
  • Acaba com os mosquitinhos de banheiro. Esses mosquitinhos alimentam-se de bactérias que geralmente provém de ralos e vasos sanitários. Quando eles aparecem nas paredes dos banheiros é sinal de que precisa de uma higienização geral. Jogue sal nos ralos de banheiros duas vezes por mês para repelir baratas ou outros insetos atraídos pela sujeira. 

Veja agora como utilizar o sal de cozinha no ralo de sua casa

Você vai precisar de: 

  • Uma colher (sopa) de sal de cozinha, para pia, ou duas para ralos; 
  • Um pouco de vinagre, aproximadamente 50ml. Pode ser substituído por limão ou bicarbonato de sódio; 
  • Água quente 
  • Pano úmido. 

Como utilizar: 

  • Coloque o sal no ralo; 
  • Coloque o vinagre; 
  • Despeje um pouco de água quente exatamente no buraco do ralo, para não perder o calor; 
  • Cubra o ralo com um pano úmido por 10 minutos. 

Ao despejar a água quente você já sente o mal cheiro subindo pelo vapor. A solução começa a agir e você pode ouvir o barulho da fermentação dentro do cano. Essa solução irá dissolver a gordura e massa grudada no cano, desobstruindo e desinfetando a tubulação. 

Feito isso você pode fazer o teste e abrir a água da torneira ou do chuveiro para observar o fluxo normal de escoamento da água. 

Como desentupir ralo de banheiro com soda cáustica 

Sabemos que comumente é utilizada soda cáustica para desentupimento, porém isso não é recomendado. 

Muitas vezes diante de um entupimento, as pessoas colocam soda cáustica nos ralos, e não tendo resultado vão aumentando a quantidade e ainda assim o problema persiste.  

O que acontece é que a soda cáustica gruda na gordura e matéria orgânica e não tendo pressão suficiente para empurrar esse material, com a água fria forma-se uma massa que empedra dentro da tubulação. Nesse caso somente uma empresa especializada e com equipamento apropriado poderá remover esse material e concluir o desentupimento. Prefira outras alternativas a agravar o problema. 

Como desentupir ralo de banheiro com coca cola  

Bebidas carbonatadas como Pepsi e Coca Cola podem ser eficazes no desentupimento de ralos de pias e banheiros. 

Despeje rapidamente dois litros do refrigerante pelo ralo e tampe logo em seguida para que o gás empurre o que está entupindo e ele possa agir no encanamento. Depois lave com água quente. O ácido fosfórico presente nesses produtos é forte o suficiente para dissolver a massa criada pelos resíduos acumulados no ralo. 

Como desentupir ralo de banheiro com garrafa pet 

Uma garrafa pet também pode ser útil no desentupimento de pias e ralos. 

Para desentupir o ralo do banheiro, primeiro tampe o ralo da pia do lavatório, pois você pode perder pressão no sistema hidráulico deixando o ar escapar e não obtendo um bom resultado. Em seguida encha uma garrafa pet com água e despeje no ralo fazendo bastante pressão com as mãos de uma vez só para que a água desça rapidamente. Repita esse procedimento por três ou quatro vezes. Você pode cortar a ponta da garrafa para que se encaixe melhor na entrada do ralo. 

Como desentupir ralo de banheiro com arame 

Você pode utilizar um arame, vergalhão ou um cabide de arame para desobstruir o ralo.  

Resíduos de produtos, areia, terra, oleosidade da própria pele podem ir acumulando ao longo do tempo e causando um entupimento no ralo, mas os maiores vilões são pelos e cabelos. 

Para desentupir utilizando esse método, faça uma curvatura na ponta do arame e retire a tampa do ralo. Desenrosque a tampa ou tampão do compartimento ao lado do sifão e introduza essa ponta de gancho retirando todo o cabelo que estiver ali acumulado. Despeje água e faça o teste verificando o escoamento da água. 

Procure sempre recolher os cabelos caídos e jogar no lixo logo após o banho. 

Esperamos que essas dicas sejam eficazes para o seu problema de entupimento de ralos e pias. Caso esteja com alguma obstrução mais grave e não consiga resolver com esses métodos caseiros, ou até mesmo tufões vendidos no comércio, procure uma empresa especializada de desentupimento e evite maiores dores de cabeça. 

1
Olá! 🤝🏽Podemos te ajudar?
Powered by
Share This