Escolha uma Página

O problema de pia entupida, apesar de ser um dos transtornos mais comuns, pode ser evitado se forem conhecidos todos os fatores que levam ao entupimento. Porém, como causa primária, o excesso de gordura acumulada e restos de diversos alimentos normalmente são os principais responsáveis.

Os entupimentos de pia podem ocorrer em maior ou menor gravidade, sendo os de menor gravidade aqueles entupimentos onde a água apenas demora a ser escoada totalmente pelo ralo e quando os canos estão totalmente obstruídos e não há o escoamento da água, que fica parada na pia.

Como ocorre o entupimento da pia?

Antes de qualquer coisa, é importante entender por que e como ocorrem os entupimentos da pia, afinal, de nada adianta resolver o problema se você não conhece as suas causas, não é mesmo?

Basicamente, o encanamento da cozinha foi feito para receber apenas água e detergente diluído. Diferente disso, na maioria das casas, o que se vê indo para o ralo são restos de comida, gordura, borra de café, cascas de alimento e por aí vai.

Esses resíduos vão se instalando nas paredes da tubulação e, com o passar do tempo, acabam se acumulando, até que impeçam a passagem da água, ocasionando o entupimento.

Antes de entupir totalmente, os ralos costumam apresentar sinais de que algo não está certo, como o mau cheiro ou escoamento lento da água. Portanto, fique atento e, ao menor sinal, tome as devidas providências para que o problema não se agrave.

Formas de prevenir o entupimento

Tire os restos de alimentos dos pratos

Muitas pessoas têm o costume de colocar os pratos na pia ainda com comida e isso faz com que esses restos desçam pelo ralo, acumulando-se nas paredes da tubulação e causando o entupimento.

Por isso, retire todo o resto de alimentos dos pratos antes mesmo de colocá-los na pia.

Coloque uma peneirinha no ralo da pia

Utilize uma peneirinha para proteger o ralo da pia dos resíduos mais grossos que não puderam ser removidos antes da lavagem. Após lavar a louça, basta tirá-la e despejar esses resíduos na lixeira.

Nunca jogue objetos no ralo da pia

Ralo da pia não é lixeira! Evite jogar qualquer objeto dentro da pia, como tampas de embalagens, pedaços de plástico ou papelão, lacres e entre outros.

Canos entupidos com pedaços de plástico e outros materiais inorgânicos são mais difíceis de desentupir, necessitando, na maioria das vezes, dos serviços de um profissional.

Crie uma rotina de limpeza

Utilizar água quente é uma ótima maneira de evitar entupimentos no ralo da pia, já que ela ajuda a derreter a gordura na tubulação.

Para isso, ferva cerca de 2 litros de água e jogue, lentamente, ralo abaixo – se quiser, pode adicionar um pouco de detergente. Repita esse procedimento 1 vez por semana.

Outra dica muito interessante para evitar entupimentos, é utilizar uma solução de bicarbonato de sódio e vinagre.

Separe uma xícara de bicarbonato e outra de vinagre e jogue-as no ralo. Deixe a pia tampada e espere 30 minutos, após esse tempo, despeje água quente dentro da pia. Além de evitar entupimentos, esse cuidado também é útil para manter ratos e baratas longe da sua casa.

Veja também 4 sinais que seu encanamento precisam de reparo ou substituição.

Coppi Desentupidora

Chame nossa equipe para lidar com qualquer tipo de entupimento em sua casa, empresa ou indústria.

(11) 98776-7059

(11) 2836-6065

(11) 2822-9612

Open chat
Enviar mensagem