Escolha uma Página

É claro que o entupimento de esgoto e tubulação é um problema recorrente, seja em residências ou até para empreendimentos do tipo estação de tratamento de água.

Isso porque existem muitas tubulações que acabam recebendo uma quantidade significativa de óleo e gordura.

Com isso, elas ficam propensas a entupir por causa do acúmulo desses materiais dentro do cano.

Na tentativa de fugir desses problemas, que estão cada vez mais recorrentes, é comum encontrar em pesquisas o uso de soda cáustica para desentupimento.

Bom, a verdade é que essa dica é passada de pai para filho e de gerações, tanto que atualmente é considerada uma técnica caseira para acabar com os entupimentos.

Mas, apesar de parecer uma ideia eficiente e prática, é preciso ficar atento quanto a indicação de especialistas sobre essa prática. A realidade é que essa prática não seja utilizada para esse tipo de reparo.

Os riscos de utilizar soda cáustica são consideráveis.

É claro que esse produto pode prejudicar a saúde de quem está manuseando-a, mas vai muito além disso. Ou seja, a soda cáustica pode prejudicar a própria tubulação de diferentes maneiras sendo, algumas delas, irreversíveis.

Grupos especializados, na realidade, não aconselham o uso dessa substância para desentupimentos, apesar de ser difícil combater uma tradição que vem de muito tempo.

Pensando nisso, realizamos um artigo para expor quais os riscos de utilizar esse tipo de corrosivo ao desentupir canos.

Vamos nessa?

“A Coppi Desentupidora atende toda região de São Paulo 24 horas. Faça seu chamado e resolveremos seu problema com entupimentos.”

A soda cáustica realmente funciona para desentupir?

Vamos lá!

Você já deve ter ouvido muito sobre isso, seja na sua casa ou na sua empresa de lona de caminhão, certo? É verdade que a soda cáustica pode ser bem útil na hora de desentupir canos, podendo ser utilizado nos mais variados tipos de entupimentos.

A realidade é que ela funciona de uma forma bem simples, uma vez que é um produto corrosivo, ela acaba por dissolver totalmente o dejeto que está obstruindo o cano.

Apesar de ser bem avaliada quando o assunto é desentupimento, antes de usá-la é preciso saber de algumas questões. Primeiro é que ele funciona somente com produtos totalmente orgânicos. Ou seja, se no local há a presença de outro elemento, seu problema não será solucionado.

Além disso, é preciso considerar os perigos do uso da soda cáustica para realizar o desentupimento de certos ambientes.

Conheça os riscos de usar esse produto para desentupir

Vamos direto ao ponto: o primeiro risco que você pode correr ao utilizar esse produto tem a ver com sua própria saúde. Sim, muitas pessoas acabam esquecendo, porém, a soda cáustica é uma solução química corrosiva poderosa.

O contato com a pele é o suficiente para causar queimaduras químicas graves.

Normalmente, as pessoas acabam misturando a água quente com a soda cáustica. Parece interessante a combinação, não é mesmo? Porém, é preciso ter cuidado com a reação entre esses dois elementos, pois é bastante forte, o que causa um forte aborbulhamento da soda. Em um rápido descuido é possível que a pessoa se queime com o produto.

E não se engane, viu?

Manusear soda cáustica é sempre uma tarefa complicada. A coisa é tão grave que para utilizá-la é preciso utilizar equipamento de proteção. Dentre os equipamentos, destacam-se: máscara, óculos, luvas e botas de borracha. O vapor liberado pela soda cáustica é nocivo para a saúde e deve evitar ser respirado.

Tenha sempre em mente que o manuseio feito de forma incorreta praticamente coloca sua vida em risco e pode trazer consequências irreversíveis.

Não utilize soda cáustica para desentupir canos!

A dica mais aplicada, comprovada por especialistas, é não utilizar a soda cáustica para desentupir, principalmente canos. A ideia é que seja evitado vários riscos e uma série de problemas para a tubulação que podem acabar saindo bem mais caro do que o contrato com uma empresa profissional de desentupimento.

Joguei a soda cáustica na pia e não desentupiu!

Quando a soda entra em contato com a gordura e água, ela se solidifica dentro do cano, entupindo ainda mais o encanamento.

Muitas pessoas tentam fazer o uso da soda e além de não desentupir, piora o problema.

É comum atendermos chamados para desentupir canos, pias, vasos em que foram utilizados a soda cáustica. Esse é um entupimento que dá um certo trabalho e geralmente precisam ser resolvidos por empresas profissionais.

Usei soda cáustica para desentupir e agora estou com vazamento

A soda pode ferver dentro do cano. Devido a reação com a água, ela aquece e isso pode causar o amolecimento do cano PVC, podendo originar quebras, vazamentos e rachaduras.

Vamos combinar que não existe coisa mais agradável e confortável do que prevenir os problemas, não é mesmo? Então, use apenas água quente.

É muito simples: uma vez por semana, esquente 1 litro de água e despeje nos canos, principalmente da cozinha. Feito isso, jogue 1 litro, agora de água fria. Esse procedimento possibilita que a água quente derreta as sujeiras, enquanto a fria empurra a gordura para fora do encanamento.

Fazendo isso uma vez por semana, as chances de entupimento diminuem consideravelmente, e a vida das suas tubulações são restauradas. Legal, não é mesmo?

Mas você deve estar pensando: e em ambientes industriais e empreendimentos? Como devo proceder? Simples, da mesma forma. Não importa muito se você fará isso na sua casa ou na empresa de envelope awb, por exemplo. Isso porque você ainda pode realizar, em maiores proporções, essa técnica sem que coloque sua vida em risco e comprometa as tubulações do seu empreendimento.

Bem interessante, não é mesmo? Então, não perca mais tempo, e abra a mão do uso de soda cáustica.

 

Open chat
1
Solicitar Orçamento
Olá! 🤝🏽Podemos te ajudar?
Powered by