Escolha uma Página

Criamos este artigo para ajudar os moradores da Vila da Saúde em São Paulo para prevenir contra problemas de entupimento, principalmente em ralos.

Muitas pessoas não sabem lidar com os entupimentos e tentam resolver por meios inadequados que tornam o problema ainda mais grave, pois pode-se romper um cano ou apenas empurrar o objeto obstrutor mais para frente no cano.

Evite problemas de entupimento e, em caso de ocorrência do tipo, saiba o que fazer.

DESENTUPINDO O RALO: PROCEDIMENTOS E CUIDADOS

 

É mais comum do que parece ter um ralo entupido em casa. Talvez essa seja a primeira vez que isso acontece com você, se for esse o caso, fique atento à esse post e entenda como solucionar o problema e evitá-lo no futuro!

Um ralo entupido nem sempre é pouca coisa, em alguns casos será necessário a ajuda de uma equipe profissional. Um ralo entupido pode ser sinal de algo maior.

Ainda assim, tentar desentupir o ralo com os produtos e equipamentos adequados pode ser uma opção.

Desentupir o ralo do banheiro

O ralo do banheiro é um dos que mais entope dentro de uma residência comum, pois os cabelos que vão caindo durante o banho se acumulam no encanamento e eventualmente ocorre um problema.

E qual seria a maneira de lidar com isso?

A forma mais simples e que deve ser a tentativa inicial é desentupir manualmente. Ou seja, abra a tampa do ralo e verifique se o problema se encontra logo por ali na superfície. Caso ele não se encontre, você precisará de um pouco mais de equipamento para resolver.

Um desentupidor comum desses de borracha pode ser a solução. Caso você já a tenha tentado, e ainda assim não tenha resolvido, você pode utilizar um arame com gancho na ponta.

Você pode tanto comprar um desses numa loja de materiais de construção, como também pode “fazer” um em casa com algum pedaço de arame grosso que possua. Caso não tenha arame em casa, você pode optar por moldar um cabide que não tenha mais uso.

Faça movimentos circulares com o arame, você precisa “pescar” o que está impedindo o fluxo de água. Não exagere na força, evite machucar o cano. Por fim, retire o que estiver lá.

Mistura para desentupir os ralos

Você sabia que quando tomamos banho a nossa gordura natural da pele escorre até o ralo? E a gordura em si é bem difícil de se livrar, gruda tudo! Ela é uma das responsáveis pelo bolo de sujeira que costuma impedir o fluxo da água.

Para solucionar esse problema e fazer a gordura desgrudar, você pode utilizar bicarbonato de sódio em conjunto com o vinagre. Use meio copo do primeiro e um copo inteiro para o segundo. Despeje os dois no ralo que quer desentupir. Irá borbulhar um pouco, mas é apenas uma reação química que vai ajudar a se livrar da gordura.

Após alguns minutos, jogue água quente para limpar o ralo e verifique se a água já passou a correr normalmente.

E sabe qual o outro ralo que entra em contato com a gordura? O ralo da pia. Essa técnica pode ser utilizada também no ralo da cozinha.

Cuidado com os produtos químicos

Muitos produtos químicos podem ser encontrados em mercados tradicionais que dizem serem capazes de desentupir seu encanamento. Caso você opte por fazer uso de algum deles, aqui vão algumas dicas.

Essas substâncias machucam seriamente a pele e podem causar envenenamento se ingeridos, portanto, ao utilizá-las, coloque luvas de borracha e óculos de proteção. Saiba também que esses produtos podem acabar danificando o encanamento, pois a tubulação nem sempre é resistente para receber esses tipos de materiais químicos.

E se for um momento de desespero? O ralo do banheiro entupiu e não sabe o que fazer? Olhe essa lista abaixo:

7 melhores dicas para desentupir o ralo do banheiro

Seu ralo entupiu, não é? Vamos aqui te ensinar como resolver isso com utensílios que a maioria das pessoas já possui em casa.

Com essas dicas, você vai aprender a desentupir o seu ralo sem gastar quase nada com material de fora. Além de serem métodos seguros!

Frequentemente usamos o desentupidor, mas ele pode ser insuficiente para solucionar. O que fazer então?

  1. Usando diabo verde

O Diabo Verde é uma solução muito recomendada por conhecidos. São vários compostos químicos que possuem uma grande capacidade dissolvente. É muito bom para tirar materiais orgânicos e acabar com mau cheiro.

Não há mistério, apenas despeje o produto no ralo que precisa. Em pouco tempo seu efeito já trará resultado.

Se você tiver comprado a versão em pó, despeje no máximo 3 colheres de sopa no ralo desejado e logo após jogue água morna para dar uma limpada nos resquícios deixados pelo produto.

Voltando a lembrar que ao utilizar esses tipos de produtos, é necessário luvas, máscara e óculos, para evitar que a pessoa possa se machucar durante o processo.

Verifique se o ralo voltou a funcionar como devia, se já tiver resolvido, pode voltar a utilizar seu cômodo de modo habitual.

ATENÇÃO: Siga as instruções que estão na embalagem do produto. O uso incorreto pode trazer complicações à saúde.

  1. Como desentupir ralo do banheiro usando sal

Poucas pessoas conhecem essa técnica e é uma das mais baratas de se fazer. Na maior parte das vezes, tudo que é necessário já está na própria casa. É uma dica maravilhosa para desentupir os ralos do banheiro.

Desentupir o ralo com sal também pode te ajudar a se livrar daquele mau cheiro. Geralmente esse cheiro ruim que vem do ralo é por conta dos acúmulos ao longo do tempo. Se eles forem retirados com essa técnica, os odores somem!

E o que será necessário?

  • Três colheres de sopa de sal;
  • Três colheres de qualquer tipo de vinagre;
  • Um litro de água fervendo;
  • Luvas de limpeza;
  • Um pano úmido.

Novamente, utilize luvas, pois haverá uma reação química entre o vinagre, sal e o calor da água quente.

Etapa 1: Coloque as três colheres de sopa de sal no ralo que estiver entupido;

Etapa 2: Coloque cuidadosamente o vinagre, diretamente no ralo;

Etapa 3: Cuidadosamente, verta a água fervente diretamente no ralo;

Etapa 4: Dobre o pano umedecido e coloque-o sobre o ralo;

Etapa 5: Aguarde 15 minutos e verta água fervente novamente no ralo;

Etapa 6: Verifique se a água retorna ao seu fluxo normal. Caso não volte, seu problema pode ser maior do que pensa.

O sal ajuda mesmo a desentupir o ralo?

O sal em si tem a capacidade de desidratar a gordura, pois suga sua água. É esse efeito que ele terá ao entrar em contato com o cabelo ou outros tipos de materiais.

Ao desidratar a gordura dessa forma, o acúmulo de cabelo e gordura acabará se soltando, permitindo que o encanamento volte a funcionar como devia.

  1. Desentupindo o ralo com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é outro ingrediente muito comum na limpeza da casa e possui uma utilidade bem parecida com o sal de cozinha. Ele é ótimo contra bactérias e fungos e age muito bem para lidar com mofo.

É um ótimo aliado em conjunto com álcool e com o vinagre. Essas receitas são ótimas para nós que gostamos de ter nossa casa sempre limpa e bem cheirosa! Ralos entupidos são um problema para os amantes de limpeza, e ainda afetam o bem estar da casa.

Para desentupir seu ralo de vez, você vai precisar destes grandes aliados no momento da limpeza da casa:

  • Bicarbonato de sódio;
  • Vinagre;
  • Água quente;
  • Luvas.

As luvas garantem a sua segurança ao lidar com produtos que reagem químicamente entre si e também evitam queimaduras pela água quente.

Etapa 1: Despeje um pacotinho de 50 g de bicarbonato de sódio no ralo entupido;

Etapa 2: Acrescente meio copo de vinagre;

Etapa 3: Despeje cuidadosamente a água quente, diretamente no ralo.

Cheque novamente o fluxo de água e verifique se ele desentupiu de vez! Caso não tenha solucionado, seu problema pode ser um pouco maior.

  1. Soda cáustica para desentupir o ralo do banheiro

CUIDADO: soda cáustica é um produto que deve ser utilizado com muita cautela para que não cause dano naquele que a manuseia. Use sempre proteção adequada como luvas e óculos!

É importante ter em mente que o uso inadequado ou em excesso de produtos como a soda cáustica podem causar danos sérios ao encanamento. Use com cuidado.

Caso você não se sinta seguro de usar um produto como esse e nenhuma das outras etapas funcionou, chame uma empresa de Desentupidora da região!

Para desentupir o ralo com soda cáustica, é necessário luvas, máscara de proteção (como essas utilizadas durante a pandemia) e se possível um óculos. O menor contato que seja com a pele pode causar queimaduras graves.

Os vapores da soda cáustica também podem causar queimaduras no seu sistema respiratório. Tome cuidado!

Primeiro deixe o ambiente que terá o ralo desentupido bem arejado para os vapores da soda cáustica saírem rapidamente. Despeje mais ou menos 250g no ralo e com bastante cuidado, jogue a água quente depois.

Não faça nenhum uso desse ralo por pelo menos umas 12 horas, é o tempo que o produto levará para dissolver todo tipo de material orgânico que ficou preso ali dentro travando o fluxo de água.

Jogue mais água quente no ralo para dar uma limpeza final antes de voltar a utilizá-lo normalmente. Use luvas para esse processo.

ATENÇÃO: Não utilize esta técnica com frequência! Seu uso contínuo levará a danos sérios ao encanamento, piorando muito seus problemas!

  1. Cabide ou arame para desentupir o ralo

Nem todos possuem esta variedade de produtos químicos em casa como a soda cáustica e o bicarbonato. Muitos até mesmo não têm o costume de utilizar vinagre, dificultando mais ainda a solução. Sem ter que correr para o mercado, existe ainda outra solução para isso, o uso de cabide de metal ou até mesmo um arame para “pescar” o que estiver entupindo.

O maior vilão dos ralos do banheiro é com certeza os cabelos! E essa técnica vai funcionar muito bem com eles, pois são fáceis de pegar com esse anzol improvisado. Desmonte um cabide que não pretenda mais utilizar e você poderá utilizá-lo para o desentupimento. Ou, caso tenha, molde o formato de anzol num arame!

Introduza esse anzol até onde conseguir dentro do ralo e tente “fisgar” o que estiver no caminho. Faça esse procedimento com o devido cuidado para não machucar o encanamento.

Se for possível, utilize luvas para não sujar as mãos, mas saiba que o odor será forte de qualquer forma.

  1. Garrafa pet como desentupidor

Já ouviu falar dessa técnica de desentupir apenas com uma garrafa pet e nenhum outro produto químico? É bem simples e pode te surpreender! Você só vai precisar encher uma garrafa com pelo menos um litro de água.

Retire a grelha do ralo e encaixe a garrafa ali e aperte com bastante força para gerar uma certa pressão.

Essa pressão vai ajudar a empurrar aquilo que estiver bloqueando a passagem de água por conta de sua forte descida.

Se isso não funcionar da primeira vez, tente mais um pouco até que o fluxo de água volte ao normal.

Quando possível, compre algum produto de limpeza de ralo. Um dos mais recomendados é o bicarbonato de sódio com vinagre, é bem simples de utilizar e manterá a saúde do seu encanamento.

  1. Usando sabão em pó para desentupir o ralo

O sabão em pó em si é um ótimo desengordurante. O condicionador, os óleos e outros produtos de passar na pele, geralmente são um tipo de gordura que vão para o ralo e contribuem para que ele entupa. É aí que o sabão em pó entra!

A sua forma de uso é bem parecida com os outros produtos em pó que citamos previamente. Ele faz a gordura se desprender das paredes do encanamento, restabelecendo o fluxo de água do ralo.

Para limpar o ralo usando sabão em pó utilize:

  • Meia xícara de sabão em pó;
  • Água quente;
  • Luvas;
  • Vinagre.

Vista as luvas e siga as próximas etapas:

Etapa 1: Despeje o sabão em pó no ralo que está entupido, de forma que o produto se concentre totalmente dentro do ralo selecionado;

Etapa 2: Despeje então meia xícara de vinagre junto do sabão;

Etapa 3: Coloque um litro de água quente sobre a mistura.

Espere 15 minutos para que tudo faça efeito e depois teste  o fluxo da água.

Você quer que o seu ralo pare de entupir? Toda hora ele apresenta o mesmo problema de entupimento? Talvez isso seja algum hábito que seja prejudicial que não tenha notado. Fique atento às próximas dicas!

Prevenindo do ralo ficar entupido

Entupimento é um dos problemas comuns de dentro de casa que podem ser resolvidos e evitados. Se o problema for muito grande, talvez seja necessário uma troca de boa parte do encanamento da sua casa.

Mas geralmente existem sinais para se prestar atenção ao longo do tempo, e com o devido cuidado, os problemas maiores podem ser evitados.

Como evitar o ralo de entupir?

Como é esperado, a água chega em seu imóvel e, da mesma forma, precisa sair em direção à rede de esgoto. Os ralos servem para escoar a água e ser a ligação entre a residência e o esgoto central. É praticamente uma ponte que faz essa conexão e ainda impede que os cheiros ruins surjam.

Os ralos dos banheiros são os que costumam apresentar mais problemas. Os ralos do box recebem muita gordura corporal e fios de cabelo, gerando então as mais comuns obstruções que impedem o fluxo normal de água. São diversos os níveis que podem ocorrer de entupimento, ainda mais em lugares com um fluxo muito grande de água com ligação ao esgoto.

Vamos então dar algumas dicas de como evitar que seu ralo entupa, afinal, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

Limpar sempre o banheiro

A primeira e mais simples dica para manter seus ralos desentupidos, é fazer uma manutenção na limpeza do mesmo. Parece simples algo assim, mas as pessoas não entendem a importância de na hora de limpar, dar aquela atenção especial para o ralo. Ao limpar bem o ambiente, você impede que as sujeiras pequenas acabem entrando pelas grelhas do ralo e se acumulem, gerando assim esse problema que pode apresentar diferentes níveis.

A limpeza regular é sim uma das soluções mais simples e eficazes que podem ser feitas por qualquer um para evitar o pior.

Open chat
Enviar mensagem