Escolha uma Página

Existem dois motivos básicos que explicam o motivo do tanque começar a vazar: ele pode estar muito cheio ou alguma parte de sua tubulação entupiu. Para encontrar uma solução, é necessário entender primeiro o que foi que ocorreu. Se a caixa precisa ser desentupida, ou apenas limpa.

 

Onde devo descartar a sujeira da caixa de gordura?

Você pode colocar a sujeira em sacolas plásticas e levar ao lixo mais próximo. Se houver coleta seletiva, deve ser jogado em materiais orgânicos.

A gordura bem isolada na sacola, vai evitar que se misture com outros materiais no lixo, diminuindo a chance de mau cheiro e proliferação de bactérias.

 

Desentupindo a caixa de gordura da pia da cozinha

Muitas são as formas de desentupir uma caixa de gordura sem necessitar do auxílio de uma equipe de técnicos especializados. Porém, é uma tarefa que pode ser muito difícil para algumas pessoas que têm problemas com odores fortes. Usar um equipamento de proteção é muito importante.

Primeiro tente desentupir através do ralo da própria pia da cozinha, isso irá amolecer e ajudar a liberar a crosta seca de gordura presa na tubulação. Após isso, você precisará abrir o tanque da caixa de gordura e retirar os excessos.

É de extrema importância limpar toda a caixa de gordura após seu desentupimento, como já foi explicado.

Mas afinal, quais são as formas mais fáceis de desentupir uma caixa de gordura?

 

5 maneiras fáceis de desentupir caixa de gordura

Se você veio até aqui, talvez esteja precisando solucionar o seu problema com a caixa de gordura bem rápido. Para isso que vamos te dar algumas ótimas dicas!

Separamos 5 dicas muito práticas que ajudarão você ou qualquer outra pessoa que precise a desentupir sua caixa de gordura de forma prática.

Dica 1:  Usando sal para desentupir a caixa de gordura

Para cada 5 colheres de sal grosso que você despejar no ralo, jogue mais 5 de bicarbonato de sódio. Após isso, despeje mais ou menos um litro de água quente.

Talvez demore alguns minutinhos para o efeito ocorrer, mas com certeza ajudará com um entupimento leve.

 

Dica 2: Usando diabo verde para desentupir a caixa de gordura

O diabo verde age de forma muito parecida com a soda cáustica, corrói fortemente qualquer tipo de composto orgânico.

Dilua uma tampinha do produto em 3 litros de água quente, e após isso, aplique-os no ralo.

 

Dica 3: Desentupindo a caixa de gordura com coca cola

Esses refrigerantes de cola possuem uma composição extremamente ácida e podem auxiliar no desentupimento.

Despeje mais ou menos uma garrafa de 2l direto no ralo da pia e espere o líquido descer e chegar na caixa de gordura.

 

Dica 4: Como desentupir usando bicarbonato?

Já demos essa dica nesse mesmo post, mas ela também está qualificada como uma das formas mais rápidas e práticas de solucionar seu problema.

Porém, diferente de antes, você usará o bicarbonato na pia ao invés de direto na caixa de gordura.

É uma forma bem segura de conseguir o que quer, pois o bicarbonato não irá danificar tanto o sistema de tubulações.

 

Dica 5: Desentupindo a caixa de gordura com garrafa pet

A garrafa pet se torna uma ferramenta útil para auxiliar a retirar todos os dejetos localizados na caixa de gordura.

Corte a garrafa na metade e a utilize como uma pá, retire a gordura com ela e evite contato dos resíduos com sua pele. Use luvas!

Agora você tem uma boa noção de vários dos processos de desentupir a sua caixa de gordura, mas é preciso utilizar sua pia com consciência para que essas situações não se repitam.

Saiba a hora de pedir ajuda! Esse é um trabalho difícil e talvez seja melhor convocar uma equipe especializada para te ajudar. Afinal, você estará lidando com muitos maus odores.

É importante ter uma equipe de confiança para executar o trabalho de uma Desentupidora na sua casa. Se você for de São Paulo, pode sempre contar com a Coppi Desentupidora para fazer esse trabalho. Atendimento 24hrs, pronto para solucionar suas emergências.

Mas nem sempre o problema é a caixa de gordura entupida, às vezes você só quer fazer uma limpeza na mesma e não se preocupar por alguns meses. Com isso também podemos lhe ajudar.

Como já citamos anteriormente, realizar a limpeza numa caixa de gordura é um trabalho muito árduo, exigindo diversos cuidados diferentes durante todo o processo, desde a abertura até a finalização. Ela é fundamental para a saúde e segurança de todo o seu imóvel.

Essa higienização é muito comum de ser feita ao pegar um imóvel pela primeira vez ou quando se vai devolver o mesmo aos proprietários. As vezes é até mesmo utilizado pois a caixa de gordura realmente precisa de uma limpeza.

Manter a sua caixa de gordura limpa também ajuda a impedir diversos problemas diferentes, desde mau cheiro, proliferação de bactérias e o aparecimento de pragas como ratos e baratas.

Parece muito difícil limpar a sua caixa de gordura? Bem, é um trabalho pesado, mas não necessariamente difícil. Vamos tentar simplificar ao máximo para que seu objetivo seja alcançado. Você vai entender como deve ser feita a limpeza da caixa de gordura de forma que a saúde dos moradores não seja comprometida. Acompanhe aqui!

 

Por que precisamos de uma caixa de gordura?

Quando lavamos a louça, é normal que um pouco da gordura proveniente dos alimentos seja descartada na pia. Porém, é sempre prejudicial esse tipo de hábito, podendo gerar problemas muito maiores quando a gordura endurecer presa na parede do encanamento.

Além disso, essa gordura descartada acaba sendo levada ao meio ambiente, matando e prejudicando a fauna e flora do local. A cada 1l de óleo, 20 mil litros de água são poluídos. Essa camada não se mistura com a água, fica boiando por cima e atrapalhando a luz do sol entrar na água.

Muitos locais já trabalham com leis para lidar melhor com o descarte de óleo e o uso da caixa de gordura em imóveis. Seu uso impede que a maior parte da gordura que é despejada chegue ao meio ambiente.

A caixa de gordura funciona como um filtro que usa a densidade diferente do óleo e da água para separá-los de forma correta dentro do tanque. Impedindo assim que a gordura comprometa toda a rede hidráulica dos imóveis ao redor, diminuindo a chance de poluir o meio ambiente.

 

Como higienizar a caixa de gordura?

Limpar com frequência a sua caixa de gordura ajuda a impedir transbordamentos que afetam o meio ambiente e acabam contaminando também os sistemas hidráulicos que acabariam interferindo na água consumida. A Coppi Desentupidora separou esse passo a passo para lhe ajudar exatamente nessa limpeza simples que pode ser feita com o devido cuidado e atenção na sua caixa de gordura!

 

  1. Sempre utilize máscara e luvas enquanto manusear o tanque

 

É de extrema importância utilizar esses materiais de proteção como a luva de borracha e máscara. Isso vai impedir que seu corpo entre em contato com microrganismos presentes no tanque de gordura. A máscara ainda irá te ajudar a lidar com o mau cheiro de limpar a caixa.

Com o equipamento adequado, tire a tampa da caixa de gordura, conseguindo acesso até o local exato do problema. A caixa geralmente é feita de plástico ou metal, possivelmente com muitos resíduos dentro.

 

  1. Use alguma pá ou algo do tipo para retirar o excesso

Para limpar a caixa, retire os resíduos que estão acumulados no interior com uma pá ou então com uma colher de pedreiro (como a da foto). Faça isso com cuidado para não danificar os sistemas hidráulicos. Algumas pessoas ainda envolvem a mão em sacos plásticos ou sacolas e retiram o excesso com as mãos mesmo. Mas tudo vai depender do quão disposto você está a fazer essa limpeza e se você tem ou não aversão a tarefas deste tipo.

Jogue os resíduos acumulados em uma sacola plástica bem vedada para não acabar vazando onde não deve. Nesse momento, é importante chamar algum prestador de serviço para fazer o descarte adequado desse tipo de material, evitando que a gordura entre em contato com alguma parte do solo, da fauna ou da flora. Como já foi dito, a finalização também precisa de muito cuidado.

Uma esponja pode ser o suficiente para limpar aqueles resíduos que estão presos na parede.

 

  1. Tire o sifão do encanamento e faça uma limpeza

Os sifões geralmente se localizam nas pias para evitar que os maus cheiros do esgoto acabem subindo pelo ralo e atrapalhando a convivência familiar. Ainda assim, ele também precisa ser limpo pois pode estar engordurado.

O formato dele cria um “escudo” de água que segura todos esses odores ruins. Entretanto, o seu formato acaba sendo um facilitador na hora de acumular restos de comida e outros tipos de resíduos, e se não for limpo pode acabar gerando entupimento e outros problemas ruins.

Já que você se prontificou a limpar sua caixa de gordura, talvez tenha entendido a importância de manter livre o fluxo do encanamento. Para limpar o sifão, você irá precisar de uma escova grande e flexível para que atinja cada parte dele. Água morna pode te ajudar a se livrar da gordura que já está presa.

Após a limpeza dos sifões, e da caixa de gordura, lembre-se de fechar tudo corretamente, sem errar o local das peças, pois isso também poderá gerar problemas no futuro.

 

Dica bônus! Melhores produtos para limpeza da caixa de gordura

Como você já sabe, a caixa de gordura está cheia de… gordura! Os desengordurantes são obviamente os melhores para te ajudar na limpeza. Ainda assim, para finalizar você pode pingar algumas gotinhas de água sanitária na esponja, te ajudando a retirar a crosta.

Não use muitos produtos diferentes, a água irá lavar a maioria. Utilize direto na bucha de limpeza que estiver usando e a esfregue nas áreas relevantes. Tornando assim a limpeza mais eficiente.

Cuidado! Produtos mal utilizados como Diabo Verde podem piorar a situação!

Produtos assim precisam ser manuseados com muito cuidado e ter suas medidas corretas. Além de causar um terrível acidente com aquele que o utiliza, pode danificar seriamente o encanamento caso não seja misturado com a quantidade certa de água. Fique atento e siga as instruções.

O diabo verde é uma substância química muito poderosa, e por isso pode causar danos no encanamento do imóvel. Ele costuma ser utilizado na limpeza de equipamentos de indústrias, e por isso é necessário cuidado ao usar em casa.

 

Está tendo dificuldades para limpar a caixa de gordura?

Nem sempre a higienização da caixa de gordura será fácil para uma pessoa leiga, o grau de sujeira pode influenciar muito na dificuldade a ser encontrada. O sistema hidráulico também pode estar mais danificado do que a pessoa esperava, complicando ainda mais os processos a serem executados.

Ainda assim, existem soluções para esse problema. Se você estiver encontrando muitas complicações durante o processo de solucionar seu problema com a caixa de gordura, considere contratar um profissional qualificado para lhe ajudar. Uma empresa de desentupidora também pode oferecer alguém que faça uma limpeza regular no tanque, se for o caso.

Os especialistas vão te dar a melhor ajuda possível de como prosseguir em qualquer adversidade que for encontrada. Procure por empresas ou profissionais qualificados para lhe aconselhar na internet ou por telefone.

 

E como funciona a caixa de gordura em si?

Muitas vezes a caixa de gordura liga diversas partes do fluxo de água da casa, exatamente para filtrar qualquer tipo de gordura que possa ter descido pelo ralo. Tanto a cozinha quanto o banheiro costumam ter ligações nesse aspecto.

Durante uma lavagem de louça, a gordura dos resíduos de comida e óleo acabam escorrendo pelo ralo, assim como a gordura natural da pele quando tomamos banho. A caixa de gordura impedirá que esses resquícios cheguem na rede de esgoto e também impedirá que o mau cheiro se aproxime da casa.

Claro que o entupimento de uma caixa de gordura é um problema bem chato de se resolver, ainda mais para quem não possui experiência em solucionar situações como essa.

A limpeza periódica da caixa de gordura precisa ocorrer, ou então ela acabará transbordando e causando danos ao meio ambiente ao redor.

 

Com que regularidade devo limpar a caixa de gordura?

A limpeza de uma caixa de gordura de um imóvel residencial pode ser feita de seis em seis meses. Se não tiver no mínimo essa regularidade, corre o risco da caixa de gordura começar a transbordar, ter mau cheiro e atrair pragas como ratos e baratas que irão atrapalhar todas as residências próximas.

 

Onde descartar a gordura da caixa de gordura?

Jogue a gordura residual dentro de sacos de lixo bem resistentes e vedados. Uma pá pode ser útil nesse processo.

O modelo do saco de lixo é muito importante, pois um frágil pode acabar vazando e sujando tudo de forma indesejada. No pior dos casos, liberando esses resíduos no esgoto ou no ambiente ao redor.

Limpar a caixa de gordura também é dar conta do descarte. Todos ao redor serão prejudicados caso um saco de gordura acabe rasgando por aí. Potes metálicos ou de vidro, se forem grandes o bastante, também podem ser uma solução no momento de coletar a gordura.

O local correto de descartar é na parte de lixo orgânico da coleta seletiva.

 

Como eu sei que a caixa de gordura está cheia?

Alguns sinais irão ajudar a identificar esse momento. São eles:

  • Maus odores do ralo;
  • “Refluxo” da tubulação da pia;
  • Fluxo de água mais devagar;
  • Canos ligados a caixa de gordura borbulhando quando a água desce;
  • Resíduos transbordando pelas frestas da caixa de gordura.

 

O que vai acontecer se a caixa de gordura entupir?

É necessário entender o motivo da caixa de gordura estar entupida.

A razão mais comum é que a caixa de gordura não é do tamanho correto para o tipo de uso que é feito do imóvel.

O escoamento lento da água é um dos problemas clássicos, mas não é nem de longe a única consequência do entupimento da caixa de gordura. Como já citado, a aparição de pragas é muito comum e pode piorar a saúde dos moradores.

Ninguém quer que essas consequências ocorram, por isso é importante que uma limpeza regular seja feita.

Uma das formas de desentupir é utilizando o bicarbonato como agente. Esse método não é prejudicial à estrutura do encanamento da casa, pois a capacidade abrasiva do bicarbonato é baixa. Nesse caso, a solução de bicarbonato será jogada na pia para atingir toda a tubulação.

Lembre-se que o bicarbonato é de grande ajuda no momento da limpeza da caixa de gordura. Ele não danifica muito o encanamento da casa, facilitando seu uso doméstico.

Caso você não queira lidar com esse tipo de problema, a Coppi Desentupidora de São Paulo pode resolver tudo para você. Desde um entupimento da caixa de gordura, até uma limpeza regular.

Seu imóvel merece um cuidado profissional e adequado que não irá prejudicar o encanamento.

Open chat
Enviar mensagem