desentupidora

Os entupimentos são uma situação desagradável que interrompe sua rotina.

Quando a água volta ou você nota um cheiro desagradável na pia, você pode ter certeza de que se trata de um entupimento. Quando a água não está descendo da forma correta, ou até mesmo voltando, estes são sinais típicos a serem observados. Para evitar problemas maiores em seus imóveis, é melhor chamar um profissional de limpeza de esgotos ou apelar para as desentupidoras, empresas especializadas.

Esta situação pode ocorrer a qualquer momento, mas você pode tentar evitá-la de tempos em tempos tomando medidas preventivas. Os entupimentos são comuns, mas podem ser evitados. Hoje você vai aprender como. Estas dicas são destinadas às famílias, mas não podem ser usadas nas empresas.

Veja abaixo oito dicas importantes para evitar entupimentos em apartamentos:

 

  1. Usar um protetor de ralos

As proteções de drenagem ajudam a filtrar as partículas sólidas que podem entrar nos ralos. Estes são os maiores vilões quando se trata de entupimentos.

Deixar seus esgotos abertos pode ser uma grande dor de cabeça, pois os resíduos sólidos podem lentamente infiltrar-se, causando um entupimento muito sério que lhe custará dinheiro gasto em encanamentos e talvez até mesmo em obras de construção.

Sem contar que entupimentos sempre nos pegam desprevenidos, já que nunca estamos esperando que aconteçam.

O maior culpado de obstruções nos banheiros é o cabelo humano, que pode passar pelos drenos e entupir os tubos, outros grandes vilões são papeis higiênicos e absorventes.

  1. Evitar o acúmulo de resíduos na pia

Os resíduos sólidos podem entupir rapidamente a pia. Para evitar o entupimento, não deixe que resíduos caiam ou sejam acumulados dentro da pia.

Antes de lavar a louça suja, despeje os restos de comida no lixo. Os resíduos orgânicos podem entrar no ralo e entupir o canal de água, causando o entupimento da pia.

É melhor jogar os resíduos alimentares no lixo e usar toalhas de papel para remover o excesso de gordura. Esta é uma das medidas que podem ajudá-lo a economizar água.

 

 

  1. Manutenção de tubulações e dutos

Os canos de sua casa receberam algum tipo de manutenção nos últimos anos? Na maioria das casas, as tubulações e conexões estão escondidas nas paredes, sob os pisos e acima dos tetos, de modo que muitas vezes são esquecidas para reparos ou manutenção. Lembramos do encanamento quando há um vazamento ou quando um componente quebra ou até mesmo quando há entupimento. E nesses momentos, a dor de cabeça é muitas vezes avassaladora. Para reduzir as chances (ou eliminar elas) de intervenção de emergência, o certo a se fazer é realizar manutenção regular.

Há diversas empresas especializadas no assunto que fecham contratos periódicos e podem facilitar sua vida.

 

  1. Evite derramar óleo nas pias e esgotos

Você já preparou o jantar? Em seguida, ao invés de descartar o óleo diretamente no ralo, coloque-o em um recipiente com tampa (garrafa PET ou recipiente de vidro) e enviá-lo para um ponto de coleta.

O óleo não se mistura com a água, se você o despejar na pia da cozinha, ela irá diretamente para os tubos e se colará às paredes.

O resultado: a gordura acumulada impede o fluxo normal da água e pode causar sérios entupimentos na rede de esgoto.

 

  1. Não descarte partículas sólidas pelo vaso sanitário.

Outra maneira de entupir é despejar os sólidos pelo vaso sanitário. Nosso sistema de esgotos não foi projetado para isso. Jogue tudo no lixo: fio dental, absorventes, papel higiênico, etc.

Descartar o papel higiênico pelo ralo tem maior risco de entupir a rede doméstica. Entretanto, se outros resíduos descartados incorretamente, como resíduos sólidos e gordura, forem incluídos no sistema de esgoto, existe a possibilidade de que fibras de papel possam se fixar sobre essas partículas e causar entupimentos bem mais sérios na rede da cidade.

O papel higiênico no vaso sanitário requer mais água potável para a descarga, pois é necessária mais pressão para descer, portanto o custo é maior o que pode gerar problemas para locais com racionamento de água.

 

  1. Limpar a caixa de gordura com frequência

Uma caixa de gordura entupida pode causar muitos problemas de odor e até mesmo poluição urbana. Limpe este equipamento com frequência.  A caixa de gordura deve ser limpa a cada seis meses. Em apartamentos, devido à quantidade de resíduos, como as caixas são compartilhadas várias vezes, elas devem ser limpas com maior frequência, ou seja, a cada três meses.

Idealmente, você deve ter um profissional qualificado para realizar este serviço, pois os resíduos deixados na caixa devem ser descartados adequadamente: não devem ser jogados fora como lixo geral, pois podem contaminar as águas subterrâneas, como por exemplo lençóis freáticos, cacimbas e poços profundos.

A frequência da limpeza pode ser aumentada de acordo com as necessidades de cada casa.

 

  1. Contratar uma empresa desentupidora para manutenção regular das caixas de gorduras e fossas.

Se você tiver muitos entupimentos, explore a opção de ter um encanador para fazer a manutenção. Desta forma, você pode remover os detritos antes que ocorra um entupimento.

Vários dos serviços oferecidos pelas desentupidoras exigem frequência para que o problema não se repita. Este é o caso da limpeza de fossas, limpeza de esgotos e caixas de gorduras como aqui citado.

Desta forma, é possível obter contratos mensais ou no prazo exigido, garantindo assim a plena funcionalidade do sistema de esgotos da casa ou empresa e evitando as dores de cabeça quando você é pego desprevenido.

 

  1. Não jogue a borra do café na pia

Embora o café tenha propriedades ácidas, o pó perde a maior parte de sua acidez durante o processamento e a filtração e não é eficaz na remoção de gorduras.

Pelo contrário, quando o pó de café é despejado pelo ralo, ele tende a se aglomerar com o resíduo de gorduras presos na encanação e acabam formando grandes glóbulos que podem parar completamente o escoamento da água e entupir a pia.

Assim, nosso conselho é: Mantenha as borras de café fora do ralo do lava-louça da cozinha.

Depois de preparar o café, certifique-se de remover o máximo de pó possível do coador antes de lavá-lo e descarte-o no lugar certo, no lixo e nunca na pia.

 

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?