Escolha uma Página

É fato que devido a temporada de chuva nos meses de verão, é muito importante que se tomem cuidado com as enchentes, inundações ou alagamentos que ocorrem em todos os pontos de São Paulo e do país. 

Com os entupimentos de bueiros, ralos e calhas, a exposição a diversos tipos de bactérias e pragas podem trazer diversos riscos à saúde. Apesar de acharmos comuns acontecer inundações em residências, empresas como a de célula de carga também podem ser afetadas. 

Pense bem: uma vez que as águas de rios acabam se misturando com a rede de esgoto, a chance de contrair algum tipo de doença é inevitável, principalmente vindas de pragas urbanas portadoras de doenças sérias e em alguns casos, até fatais.

Tudo isso serve para enfatizar que o aumento considerável de insetos, roedores e baratas tem um motivo que não apenas o clima úmido e quente. A verdade é que essa situação proporcionada pelos alagamentos constantes vêm fazendo com que esses animais coloquem em risco a saúde humana por meio de seus excrementos, como fezes e urina por exemplo.

Dentro desse cenário uma doença que se destaca é a transmissão da leptospirose. Esse tipo de contágio é mais comum do que você pensa principalmente em locais no qual as enchentes são frequentes. Isso pelo fato da água da chuva se misturar com a água dos córregos.

E todo mundo sabe que em um esgoto vivem muitos hospedeiros, principalmente os roedores (maior transmissores de leptospirose), que eliminam as bactérias pela urina. É importante que sejam dedetizados tanto sua residência quanto a sua empresa de lençol de borracha, para que esse risco diminua. 

Bom, dito isso é importante que você continue acompanhando o artigo para saber um pouco mais sobre alagamentos em São Paulo e o perigo das pragas urbanas. 

Vamos nessa?

“A Coppi Dedetizadora atende toda região de São Paulo 24 horas. Faça seu chamado e resolveremos seu problema com entupimentos.”

Conheça os riscos trazidos pelas enchentes

Vamos ser sinceros: a chance de contrair algum tipo de doença em contato com a água de uma enchente é bem alta. Sim, o contato direto com a água de enchentes, alagamentos e a lama é altamente perigoso, uma vez que há a proliferação de bactérias e dejetos animais.

Isso é uma ameaça bem significativa à vida de qualquer ser humano, uma vez que pode acontecer a transmissão de leptospirose. Os sintomas dessa doença, transmitida pelo contato com a urina de rato, podem se desenvolver pelo corpo todo e de maneira rápida e gradual.

Ele pode se manifestar em dias, no máximo um mês. Então, pode acontecer em um dia qualquer de trabalho na sua empresa de aluguel de compressor.

Para que você consiga evitar o contato com a água do esgoto, a lama e entulhos que são carregados pela enchente, é importante que você use luvas resistentes e emborrachadas, sacos plásticos e botas plásticas para proteger seus membros de contato diretos com um potencial contaminante.

Conheça algumas doenças que surgiram pelas pragas urbanas

Abaixo, é possível conferir algumas doenças que são desenvolvidas após o contato direto com a água de alagamento e enchentes e seus principais cuidados. Esse conhecimento é fundamental para que você saiba como combater e prevenir as pragas urbanas desencadeadas pelas enchentes. Vamos lá?

Leptospirose

Você provavelmente já ouviu falar sobre a leptospirose, não é mesmo? Pois é, ela é causada por uma bactéria que pode ser encontrada nas urinas de ratos. Esse tipo de bactéria consegue entrar facilmente na pele humana. Feito isso, ela percorre a corrente sanguínea e se instala nos músculos longos, como a panturrilha, por exemplo.

Os sintomas que normalmente uma pessoa infectada apresenta ao adquirir a leptospirose são: náuseas, febre alta, muita fraqueza, sangramentos, vômitos, dores de cabeça e musculares. Agora, se a pele do indivíduo estiver amarelada, provavelmente a doença já esteja em estágio avançado.

De qualquer forma, apresentando qualquer sintoma citado acima, é recomendado que vá ao médico. Você provavelmente terá que receber os devidos tratamentos a fim de evitar que a patologia se espalhe pelo corpo.

Hepatite A

Diferente da leptospirose, essa doença tem origem viral. Por esse motivo, a hepatite A é altamente transmissível. De forma geral, ela é passada de uma pessoa para outra através do sangue, contato sexual ou até mesmo pela saliva.

As pessoas infectadas por esse vírus costumam contraí-los por meio da ingestão de água contaminada da enchente e isso pode trazer danos bem profundos no fígado.

Os principais sintomas dessa enfermidade são: desconforto abdominal, febre, náuseas, falta de apetite e diarreia. Então, caso sinta mais de um sintoma, vá ao médico e faça o devido tratamento.

Cólera e Salmonela

Não há muito o que dizer sobre essas doenças que não seja enfatizar a preocupação do contágio pela enchente. Assim como a hepatite A, ela é contraída por ingestão de água contaminada das enchentes. Com isso, pode desencadear no indivíduo desidratação, sangramentos nas fezes e diarreia. 

Open chat
1
Solicitar Orçamento
Olá! 🤝🏽Podemos te ajudar?
Powered by