Parte de ser um bom pai de estimação é garantir que seu animal de estimação permaneça relativamente limpo. Se você é dono de um cachorro, dependendo do tamanho e temperamento de seu cão, a ideia da hora do banho pode trazer algum estresse e ansiedade adicionais para vocês dois.
Além disso, lidar com as consequências de todo aquele pelo escorrendo pelo ralo pode levar a outros problemas para o encanamento. Mas a hora do banho com seu amigo peludo não precisa ser uma bagunça caótica e também não precisa levar a um ralo de banheira entupido! Aqui estão algumas dicas para manter a hora do banho com seu cão limpa, fácil e agradável para vocês dois.
Como dar banho em cachorro na banheira
A ideia de dar banho em seu cão em um espaço confinado pode estressar um pouco você e seu cão. Portanto, antes de começar, respire, relaxe e aceite o fato de que as coisas podem ficar um pouco confusas. Seu cão é bom em ler sua vibração; portanto, se você permanecer calmo, seu cão também ficará menos estressado. Aqui estão algumas outras dicas de banho para cães para facilitar o processo para você e seu animal de estimação.
- Reúna suprimentos : antes de molhar seu filhote, certifique-se de ter tudo o que precisa por perto. Faça um inventário rápido dos suprimentos que você reuniu. Você deve ter uma escova, xampu para cães, toalhas e algumas guloseimas (não se esqueça das guloseimas) para recompensar por um trabalho bem feito. Recompensar seu cão com uma guloseima após um bom banho ajudará a criar uma associação positiva para ele. Assim eles não vão pirar toda vez que a banheira for ligada.
- Escovação frequente : Se você escovar seu cão com frequência , haverá menos pelos soltos para tratar na hora do banho. Menos pêlo solto significa menos pêlo indo para o ralo durante o banho. Crie o hábito de escovar seu cão cerca de 15 a 30 minutos antes de dar banho. Esta é uma boa oportunidade para vocês dois se relacionarem e relaxarem. O processo também tornará a limpeza um pouco mais fácil.
- Técnica do xampu : depois de molhar o cão até a pele, faça uma espuma de xampu começando pelo pescoço e descendo até a cauda e os dedos dos pés. Começar a parede com sabão na área do pescoço evitará que pulgas e carrapatos encontrem refúgio nas orelhas ou na área da cabeça do seu cão. Por falar na cabeça do seu cão, tente manter o sabão e a água longe dos olhos, focinho e orelhas. Ninguém gosta de sabonete nos olhos na hora do banho e a combinação de sabonete e água no rosto pode estressá-los ainda mais. Além disso, não é bom colocar água no ouvido de um cachorro. Os cães têm canais auditivos mais longos e, se entrar água, pode ser difícil remover toda a água de seus ouvidos. Se a água permanecer nos ouvidos do seu cão, isso pode se transformar em um problema de saúde. Portanto, tenha cuidado ao ensaboar a área da cabeça e do pescoço do seu cão.
- Towel Shake Shield : A maioria dos cães não gosta de ficar molhado por muito tempo, então esteja preparado para o inevitável sacudir que vai acontecer. Para evitar que seu cão encharque você durante este ritual, coloque uma toalha extra sobre as costas entre o processo de ensaboar e enxaguar e novamente logo após o enxágue final. Depois de uma boa sacudida, ou duas, você pode começar a secar o rosto e as patas com outra toalha sem tomar banho.
Quão quente deve ser a água do banho para cães?
Como seu cão não pode dizer se a água está muito quente ou muito fria, você terá que usar o bom senso dos pais do animal de estimação. A melhor temperatura para dar banho em um cão costuma ser em água morna. Não só é mais confortável para o seu animal de estimação do que água quente ou fria, como também é a melhor temperatura da água para liberar a sujeira do pelo e enxaguar o sabão. Se você possui um cachorro pequeno, tente secá-lo o mais rápido possível para que não fique com muito frio.
O que usar para dar banho no seu cachorro
Assim como selecionar um xampu que atenda às necessidades do seu tipo de pelo, você deve selecionar um xampu para cães que atenda às necessidades da pelagem e da pele do seu animal de estimação. Existem shampoos para animais de estimação projetados especificamente para certas raças de cães ou tipos de pelagem. Existem até shampoos para cães disponíveis para certas condições de pele. Se você não tiver certeza de qual é o melhor para o seu cão, peça ao seu veterinário para recomendar ou prescrever o melhor para usar.
Quantas vezes para lavar o seu cão
Dependendo de como e onde seu cão brinca, a maioria dos cães só precisa de um banho uma vez por mês. Alguns cães podem até passar alguns meses sem banho. Realmente depende do tipo de pele do seu cão, comprimento do pelo e com que frequência eles brincam na terra. A pele oleosa ou enrugada pode exigir cuidados mais frequentes, enquanto a pele mais seca pode precisar de menos banhos. E cães com pelagem longa podem precisar ser limpos com mais frequência para remover pulgas e carrapatos. Claro, uma inspeção visual também funciona. Se o seu animal de estimação estiver brincando ao ar livre por um longo período ou se sujar com mais frequência, talvez seja necessário ligar as bolhas mais cedo.
Como evitar que o pelo do cachorro entupa o ralo
Não importa o quão bem você escove seu cachorro antes da hora do banho, sempre haverá pelos. Estes são alguns filtros que podem ajudar a tornar a limpeza um pouco mais fácil e evitar o temido dreno entupido.
- Tampa de drenagem : Uma simples tela de captura de cabelo que desliza sobre a maioria dos drenos padrão reduzirá drasticamente a quantidade de pele que desce pelo ralo. Isso deve reduzir a chance de um grande entupimento no ralo.
- Tampa do dreno pop-up : esta tampa é moldada para subir sobre a protuberância do dreno pop-up. Muitos também vêm com anéis de silicone para adaptá-los a diferentes tamanhos de ralos. Novamente, o conceito aqui é evitar que menos pelo vá pelo ralo.
- Coletor de cabelo linear do ralo do chuveiro : Ao contrário de um ralo de convenção, que é circular, um ralo linear é um retângulo longo e estreito, mas você ainda pode usar um coletor de cabelo nele. O coletor de cabelo deve cobrir a fenda longa e estreita e evitar que a maior parte do pelo do seu animal passe para o ralo.