Precisa de desentupidora em São Paulo? Não deixe de chamar a Coppi, pois somos a empresa mais bem conceituada em todas as cidades nas quais prestamos atendimento.
Sua rede hidráulica precisa ter o cuidado de um profissional experiente que não cause nenhum dano às estruturas do seu encanamento, o que seria por demais desastroso e com um custo ainda maior para resolução.
Na Coppi você não corre riscos e não precisa quebrar parede e nem o piso para desentupir. Fazemos tudo para você, sem qualquer tipo de dano ou risco.
Somos desentupidores profissionais acostumados a lidar diariamente com problemas diversos causados por entupimentos em tubulações.
Conheça os nossos preços e todos os nossos diferenciais.
Quais as melhores formas de desentupir um cano em casa?
É importante entender que entupimentos acontecem em qualquer tipo de encanamento, não necessariamente foi mau uso ou algo do tipo. Tendo em vista que eventualmente a tubulação terá problemas, é bom saber como resolvê-los caso seja uma situação simples.
Vamos explicar aqui quais são as melhores maneiras de desentupir o encanamento de forma caseira. Soluções viáveis e adequadas, que evitam que o entupimento simples acabe piorando.
Entenda que o mais importante no geral é a prevenção, ou seja, agir antes que o encanamento apresente problema.
Evite ao máximo despejar dejetos indevidos nos ralos de sua casa, sejam eles restos de comida na pia ou até mesmo óleo de cozinha. Objetos estranhos também não devem ir para a descarga. O ideal é que de tempos em tempos, de preferência de 15 em 15 dias, se jogue água quente nos ralos, para ajudar a limpar o que foi acumulado.
Existem diversas maneiras de desentupir o vaso, das mais fáceis até as mais complexas. É importante entender que quando as soluções caseiras não resolvem o problema do entupimento, é preciso chamar uma desentupidora para executar o serviço sem causar nenhum dano ao imóvel.
E antes de falar o que fazer para desentupir sua casa, vamos abordar outro aspecto primeiro:
O que NÃO deve ser feito para desentupir o encanamento
Muitas das dicas que encontramos na internet, podem ser na verdade um meio de gerar mais problemas dentro do seu encanamento. Às vezes as técnicas também são muito complexas para uma pessoa que não é profissional na área executar.
Quando for tentar desentupir sua tubulação, é importante entender que os canos são resistentes ao tempo e ao que foram projetados para receber, seja isso água ou dejetos humanos. Eles não são resistentes a qualquer tipo de produto ou à ação humana.
Não utilize objetos muito rígidos como por exemplo um cabo de vassoura, pode acabar danificando a parte interna do encanamento. Um cano quebrado é muito mais caro do que apenas o desentupir.
A água da sua privada e pia vai para estações de tratamento, se produtos químicos forem utilizados de maneira indevida, isso irá prejudicar a qualidade da água, afetar o meio ambiente e ainda pode acabar gerando algum dano interno na sua tubulação de casa.
Apesar de ser uma dica muito comum, é importante que não se utilize soda cáustica se não souber o que está fazendo.
Ela é um produto fortíssimo que se manuseado de forma incorreta, pode causar queimaduras na pele e até mesmo nos olhos.
Também é possível que a soda cáustica obstrua mais a passagem de água por conta de um efeito chamado saponificação.
E o que então pode ser utilizado com segurança e praticidade em minha casa?
Tenha em mente que bicarbonato de sódio e vinagre são seus melhores amigos quando se fala de limpeza de tubulação!
Sem precisar desmontar o sifão e praticamente sem gerar esforço, utilize uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre no local que quer desentupir ou apenas prevenir o entupimento.
A mistura desses dois componentes causa uma forte efervescência que consegue fazer a gordura interna se soltar e parar de obstruir o encanamento.
Vamos às medidas? 2 colheres de bicarbonato, já pode ser colocada direto no local que quer desentupir. Em seguida, jogue vinagre. Essa mistura irá efervescer, e para ajudar o processo, tampe o ralo e deixe ela fazer efeito por 25 minutos. Ao final, jogue água fervente para limpar o que restou.
Um substituto opcional para a água quente é um suco de limão quentinho. Irá aumentar a força de desentupimento por conta de sua acidez, além de deixar um cheiro super agradável do ralo.
Água fervente: sua melhor amiga
É o seu ingrediente coringa, a água quente pode ser usada no final de todas as técnicas de desentupimento para ajudar mais ainda. Funciona tanto para desobstruir, quanto também para prevenir entupimentos.
Se o seu cano estiver entupido, você pode despejar 2 colheres de fermento em pó no ralo e logo depois despejar a água fervente. Da mesma forma que o bicarbonato de sódio, o fermento irá gerar uma efervescência que ajudará a soltar a sujeira que fica presa no encanamento.
Muitas vezes, o simples uso de um detergente em conjunto com a água quente, também resolverá o problema de entupimento.
Frequentemente, o simples uso daquela água fervente já será o necessário para solucionar o entupimento.
O arame pode ser utilizado?
Os entupimentos de ralos como o do banheiro, geralmente envolvem fios de cabelo e gordura corporal que foram caindo e se acumulando, impedindo o fluxo de água normal.
Sendo esse o motivo do entupimento, um simples arame, desses comprados em casa de construção, pode ser a solução de seus problemas.
Utilize um arame bem fininho que seja fácil de moldar e que não irá prejudicar o encanamento por ser muito rígido. Faça um ganchinho em uma de suas pontas e passe pelo ralo para puxar o que estiver travando a água.
Faça movimentos leves e repetidos, tomando cuidado para não acabar empurrando mais a obstrução para dentro.
É uma forma bem simples de resolver o problema se ele estiver bem próximo da saída. Talvez seja preciso paciência, pois a obstrução pode resistir de início.
Desentupidor de borracha
Faz parte do arsenal comum de limpeza doméstica. É fácil e barato de conseguir, um ótimo equipamento que não causa dano nenhum ao aparato de esgoto ou outras peças. Além de tudo, é ecológico e é completamente fácil de manusear, até mesmo uma pessoa que nunca usou conseguiria em alguns minutos.
Mas você está sem desentupidor e é uma situação de emergência? Bem, existem também formas de se improvisar um desentupidor.
Já conhece a técnica da garrafa PET? Você a corta e prende sua boca no cabo de vassoura, imitando um desentupidor.
É bem simples construir um desentupidor caseiro, não? Utilize a garrafa para gerar uma pressão de ar similar à gerada pelo uso do desentupidor normal. Não faça tanta força para não danificar o equipamento. Executando da maneira correta esse procedimento, há grandes chances de ser próximo da eficiência do desentupidor.
E se o seu problema for outro, e se ele estiver na caixa de gordura?
Usando a mangueira para desentupir a caixa de gordura
Tenha em mente que caixas de gordura precisam ser lavadas com regularidade pois tem a tendência de entupir. Existem produtos adequados que evitam que obstruções sejam geradas, mas é necessário que se evite o despejo de óleo e gordura na pia da cozinha.
Os canos da caixa de gordura quando entopem costumam ser de difícil acesso, e uma maneira relativamente simples de resolver isso é utilizando uma mangueira que tenha uma boa pressão de água.
Desentupindo os canos da caixa de gordura: seja ele o que vai da pia para a caixa, ou aquele que liga a caixa de gordura até o local de coleta de esgoto. Não há segredo, enfie a mangueira ligada e faça movimentos para frente e para trás. A mangueira unida da pressão da água, empurrará a obstrução que estiver no meio do caminho.
Entenda que se você está com dúvidas de como prosseguir, o melhor mesmo é chamar uma empresa de desentupidora. Se você for do SP, pode contar com a Coppi Desentupidora, que atende 24hrs para resolver seus problemas de entupimento.
Falamos muito sobre formas de desentupir diversos encanamentos, mas não nos aprofundamos em nenhum. Vamos aproveitar essa oportunidade para falarmos mais sobre como desentupir o local mais comum de todos, o vaso sanitário!
7 maneiras de desentupir o vaso! Como evitar entupimento?
Se você chegou até aqui, é bem provável que tenha acontecido algum problema com o seu vaso sanitário e você quer solucioná-lo sozinho. Mas é importante entender o momento de chamar profissionais que atendem 24hrs como a Coppi Desentupidora. E claro, vamos lembrar que vale muito mais a pena prevenir o entupimento do que desentupir o vaso.
Todo vaso sanitário pode entupir, claro que existem hábitos que contribuem para que o entupimento seja mais recorrente. Mesmo que você tome todos os cuidados, se o seu vaso entupir, não se desespere! Siga essas dicas para solucionar simples obstruções dentro de sua casa.
Como impedir a privada de entupir?
Ninguém gosta de desentupir vasos sanitários, muito difícil que esteja entre uma das tarefas mais agradáveis de se fazer.
O vaso sanitário não foi feito para receber itens diferentes dos dejetos humanos, ou seja, absorventes, papel higiênico, sabonetes e afins, não devem ser jogados fora na privada e sim em alguma lixeira. Converse com as pessoas de sua casa para verificar se todos estão despejando o lixo no lugar certo.
Quais as melhores formas de desentupir o vaso sanitário?
Desentupir o vaso é aquela manutenção que precisa ocorrer com uma certa frequência dependendo da situação.
1. Usando um desentupidor
Essa aqui é a técnica mais básica e já até mesmo comentada anteriormente neste post. Caso você não tenha um desentupidor, é bom adquirir em alguma loja de materiais de construção. O desentupidor em si, ao ser colocado dentro da privada, vai gerar pressão com o movimento de vai e vem.
A forma correta de utilizar um desentupidor é segurando pelo cabo e bombeando a água, fazendo com que a obstrução se mova. É bom que o registro de água seja desligado e também se recomenda o uso de luvas de borracha para evitar sujar as mãos com matéria indesejada.
2. Mistura de vinagre e bicarbonato
Exatamente! Essa mistura famosa de desentupir ralos também funciona para a privada. Essa técnica será muito eficiente se o motivo do entupimento for excremento e papel higiênico. Despeje meio copo de bicarbonato de sódio e meio copo de vinagre, causará uma efervescência. Dê descarga.
A água sanitária é outro ótimo componente que ajudará a desentupir a privada caso não possua a mistura citada acima. Se for essa a situação, deixe a água sanitária agindo por alguns minutos antes de usar a descarga.
3. Uso de água quente
Sabia que a água quente também era útil para essa situação? Dejetos humanos e papel higiênico vão sair da parede do seu encanamento com essa técnica. Não a utiliza mais que duas vezes. Consiga mais ou menos um litro de água quente, seja do chuveiro, banheira ou panela. Detergente pode ser um facilitador de um processo como esses, já que ajuda a remover gordura.
Jogue a água quente no vaso sanitário e espere mais ou menos uns 6 minutos. A gordura que estava no encanamento vai se soltar. Dê descarga após esse período para levar o que foi solto para o esgoto.
4. Usando um cabide ou arame
É comum que um objeto caia na privada, seja por conta de crianças ou até mesmo um descuido. Essa dica é perfeita para uma situação como essa em que a causa do entupimento é um objeto.
Faça um gancho com o arame, mas se certifique de que não irá causar nenhum dano ao encanamento. Os movimentos precisam ser leves para evitar mais complicações. Essa técnica muito provavelmente irá resolver o problema de entupimento se uma das causas tiver sido um objeto que esteja ainda próximo da entrada de água.
5. Usando uma bola ou filme plástico
A intenção dessa dica é gerar um vácuo na água do vaso, gerando assim uma pressão similar a do desentupidor quando usado de maneira correta. A bola de plástico precisa fechar completamente a passagem de água para poder causar o efeito de pressão. Acione a descarga depois disso.
Uma alternativa é utilizar o plástico filme, utensílio comum de cozinha encontrado na maioria dos mercados. Segue a mesma lógica, tampe a entrada de ar da privada, a vedando completamente. Aperte a descarga para o conteúdo então descer.
6. Usando um pano de chão
Essa não é uma das alternativas mais agradáveis, mas pode ser útil caso você não disponha de nenhum outro produto para desentupir vaso sanitário.
Essa técnica é utilizada geralmente quando não se tem muito os outros utensílios que foram citados nesse post.
Faça uso de luvas de borracha e empurre o pano de chão para o fundo do vaso sanitário. O pano não pode escapar de sua mão e descer. Aperte novamente o botão de descarga e empurre e puxe o pano para tentar se livrar da obstrução no caminho.
7. Uso de soda cáustica
Já citamos um pouco mais acima, neste post, os perigos do uso incorreto de soda cáustica! Essa técnica se for muito utilizada pode vir a danificar o seu vaso ou até mesmo o encanamento do imóvel. Utilize luvas e óculos o tempo inteiro que estiver manuseando o produto!
Encha um recipiente grande com água, um balde ou uma panela enorme. Despeje 2 colheres de sopa de soda cáustica e depois mais 2 colheres de sopa de sal. Jogue a água e tente dar descarga.
Em contrapartida, algumas pessoas preferem usar uma garrafa inteira de refrigerante (como Coca-Cola) para ser despejado no vaso e lidar com a obstrução. Não é necessário tanta precaução em comparação à soda cáustica.
Sua privada não desentupiu? Ou talvez continue dando problema?
Essas técnicas são extremamente eficazes, mas é importante reconhecer quando uma empresa séria de desentupidora precisará ser chamada. Afinal, o problema pode estar em outro lugar e até mesmo ser muito maior do que você pensava.
A Coppi Desentupidora atua no SP e proximidades, com atendimento 24hrs para qualquer tipo de emergência.
Não deixe nenhum problema de encanamento ou similar permanecer por muito tempo. Frequentemente esses problemas na verdade estão apontando uma questão maior a ser solucionada.
A Coppi Desentupidora conta com profissionais experientes e preparados para as mais variadas situações, desde limpeza de caixa de gordura, limpeza de fossa séptica, desentupimento de pilastra e etc. Não tente utilizar técnicas perigosas que podem apenas trazer problemas maiores para o seu encanamento.