Praticamente ninguém conhece a importância da indispensável caixa de gordura. Mas você não será uma dessas pessoas, pois neste artigo falaremos sobre como funciona a caixa de gordura, como ela entope e quais são os cuidados necessários a fim de evitar problemas maiores com ela.
De imediato já dizemos: todos os imóveis precisam dispor de uma caixa de gordura conforme a lei determina.
A caixa de gordura, como o próprio nome diz, funciona como um reservatório de captação e retenção da gordura e deve estar dentro das especificação normativa determinada na NBR 8160 criada pela ABNT.
Para uma caixa de gordura com capacidade de retenção de 19L é preciso que a mesma seja de concreto, alvenaria e precisam dispor de tampas removíveis, podendo ser nos formatos retangulares ou circulares.
Suas dimensões são de 80cm x 60cm x 80cm e situada próxima à pia da cozinha.
Como funciona a caixa de gordura?
A caixa de gordura foi criada para ser um dispositivo situado entre o cano da pia e a rede coletora de esgoto ou da fossa.
Sua razão de ser reside no impedimento da gordura de adentrar nos canos da rede coletora de esgoto.
A gordura fica retida no fundo da caixa, permitindo que apenas a água passe para os canos da rede de esgoto.
A gordura, por ser mais pesada que a água, fica acumulada no fundo da caixa e assim os canos recebem apenas água na rede coletora.
Porém, para seu perfeito funcionamento, uma vez que é uma caixa coletora que visa acumular a gordura, deve ser limpa a cada três meses.
Esse período de três meses é o tempo necessário para que a caixa de gordura não entupa e comece a despejar gordura nos canos.
Esta limpeza pode ser feita de forma manual, removendo a tampa da caixa e retirando a gordura com uma concha ou mesmo um pote de margarina e colocando em um saco plástico para ser descartado como lixo comum.
A limpeza é finalizada quando a caixa de gordura contiver apenas água e mais nenhuma gordura.
Quando a caixa de gordura não é limpa adequadamente, tende a acumular tanta gordura que ultrapassa a altura do cano e passa a ser despejada na tubulação de esgoto.
O problema disso é que a gordura vai se acumulando no interior do cano e endurece, reduzindo a capacidade de vazão de água até a obstrução completa.
Sem falar que a gordura acaba criando um mau cheiro absurdo e pode atrair baratas e ratos que encontram um ambiente fértil para sua proliferação.
Nós temos um serviço programado e periódico de caixa de gordura. Para residências, a periodicidade recomendada é de seis meses.
Já restaurantes, hotéis, lanchonetes, pousadas e cozinhas industriais, o mais recomendado é o período de três meses.
Se você quer evitar problemas que acontecem quando se menos espera, contate-nos para realização da limpeza periódica da sua caixa de gordura.
Atenderemos no melhor dia e horário definido por você. Já são mais de 30 mil serviços deste tipo realizados em diversas cidades do estado de São Paulo!
Caixa de gordura entupida e cano de esgoto entupido
Se você deixou tudo para última hora e a caixa de gordura acabou lotando e entupindo o cano de esgoto, não se preocupe.
Somos especialistas em limpeza e higienização de caixa de gordura, bem como desentupimento de canos de esgoto.
Este tipo de serviço pode ser executado em qualquer hora do dia ou da noite e em qualquer dia da semana ou finais de semana.
Deslocaremos uma equipe já pronta para resolver o problema diretamente para o local do entupimento.
Também faremos a remoção e descarte adequado do material coletado.
Já atendemos de forma emergencial mais de 2000 residências e empresas em todo o estado de São Paulo.
Imagem: https://fossatrat.com.br/