Já tem ideia das principais causas dos problemas na tubulação? Eles são muito variados, desde um sistema de esgoto mal instalado, até a restos de comida e descarte inadequado de objetos.
Vamos nos aprofundar no assunto:
Sistema de esgoto mal instalado
O proprietário talvez nem saiba o que foi feito, mas uma obra mal feita pode gerar uma grande dor de cabeça no futuro!
As tubulações podem estar mal colocadas, inclinações ruins, conexões inadequadas entre os canos, etc. Como pode perceber, as possibilidades de erro são tremendas! É muito provável que tenha que se chegar manualmente até os canos para resolver.
Tenha em mente que o barato pode sair caro! Chame um engenheiro capacitado para acompanhar todo o projeto.
Uso da Soda Cáustica
Já comprou soda cáustica para desentupir algo? Pois é. Esse item é na verdade um grande inimigo da “saúde” dos seus canos.
A soda é uma ótima solução inicialmente, porém precisamos pensar no futuro. Com o passar do tempo ela acaba grudando na parte interna do tubo e com a gordura transitando, elas acabam misturadas, resultando num sólido que entope a tubulação.
Na verdade, era assim que o sabão em barra era feito! Misturavam a gordura do óleo de cozinha + soda cáustica. Depois de um tempo, esse conjunto endurece, gerando o sabão.
Restos de comida
Normalmente isso ocorre na pia da cozinha que é onde se tem esses materiais, mas o descarte indevido no vaso também pode gerar a mesma situação. Sem o tratamento adequado, esses restos se acumulam e entopem o encanamento.
Pelos corporais e cabelo
Esse problema geralmente ocorre no ralo do box ou na pia do banheiro. As moléculas desses pelos e cabelos são praticamente feitos apenas de queratina, uma proteína muito resistente. É necessário muito tempo para que a queratina seja quebrada, mas geralmente a pia entope antes.
Se não houver uma manutenção adequada, o pior irá acontecer. O mais barato é os moradores tomarem cuidado para que os pelos não desçam pelo ralo.
Descarte de Fio Dental
O fio dental precisa ser descartado no lixo, ou causará sérios problemas à tubulação. Ele não é feito de um material que se degrada facilmente, e se unir isso aos pelos ou a restos e gordura, existem altas chances de gerar um entupimento.
Papel higiênico
Algumas pessoas ainda possuem a mania de jogar papel higiênico no vaso sanitário, elas talvez acreditem que se dissolverá na água. A verdade é que o sistema brasileiro de esgoto e as privadas, não foram feitos para receber esses materiais.
O papel higiênico se prende nas curvas que a tubulação faz para levar o fluxo de água para o esgoto. Mas com o descarte indevido e constante, o entupimento ocorre.
Existem ainda papéis higiênicos que se dissolvem na água, mas saiba que apesar deles, não é nem um pouco recomendado que os descarte na privada. Mesmo que eles se dissolvam mais rápido, o entupimento pode ser mais rápido ainda.
Objetos gerais
É normal que de vez em quando deixemos cair algum objeto na privada ou no ralo. Se for muito pequeno, talvez passe da grade ou acabe indo muito fundo. Caso o objeto fique distante demais e não haja mais a possibilidade de recuperá-lo, é bem provável que um entupimento ocorra.
Mas afinal, como eu posso evitar esses entupimentos na minha residência? Existe uma forma de impedir que eles aconteçam? Vamos falar disso agora!
E quando você dá descarga mas o cheiro ruim permanece? Ou quando você está lavando louça e a água não desce e se mistura com os restos do ralo? Muito ruim não é? Seu esgoto pode estar entupido, e para te ajudar a evitar isso, separamos algumas dicas muito boas!
Nos casos mais simples, apenas algumas técnicas caseiras podem acabar resolvendo temporariamente, mas se a causa inicial não for solucionada, seu encanamento irá entupir novamente em pouco tempo. Vamos para essas dicas então?
Quais as principais causas do entupimento?
O esgoto e o encanamento que leva até ele deve estar sempre desobstruído. No geral, se não houver nada impedindo o fluxo de água, o equipamento deve estar funcionando corretamente para o uso no dia a dia.
Entretanto, o uso indevido ainda hoje é a maior causa de entupimento. Citamos um pouco acima sobre os cabelos, papel higiênico, etc. É importante ter isso em mente e também educar os outros moradores da casa que compartilhamos.
7 dicas simples para evitar entupimento
Quando falamos do encanamento e do aparato de esgoto, é completamente possível pensarmos no meio ambiente e também pensarmos na saúde da família que compartilha o sanitário.
É de extrema importância nutrir hábitos saudáveis de descarte de lixo. O óleo de cozinha é gordura e gruda na tubulação interna, portanto, deve ser descartado numa garrafa e transportado para local de reciclagem, muitas vezes usado para fazer sabão de uso doméstico.
Itens de uso único e pessoal como absorvente e papel higiênico nunca devem encontrar seu fim numa privada. O local de descarte deles é no lixo do banheiro. Relembrando uma das informações relevantes, o encanamento brasileiro não foi feito para lidar com nada além dos resíduos naturais humanos.
As pias que possuem encanamento com sifão também precisam ser limpos com regularidade, afinal, os pelos que caem costumam se acumular nessa região e começar a atrapalhar o fluxo de água, gerando então o entupimento.
Resumindo um pouco, o entupimento raramente é instantâneo, costuma ser por conta de sujeira acumulada ao longo de semanas ou meses.
Ainda assim, caso esteja lidando com uma situação de entupimento e queira tentar resolver, vamos dar as seguintes dicas:
Uso de Bicarbonato de sódio
Esse item é um composto alcalino que é ótimo para fazer uma limpeza na parte interna do seu encanamento. Ele corrói o que é orgânico e volta a permitir o fluxo da água. Pode ser tanto usado sozinho como também acompanhado de outros compostos químicos.
O Bicarbonato de sódio associado ao vinagre e sal, corrói gorduras e outros detritos que possam causar entupimentos superficiais nas tubulações. A seguir, uma receita simples e muito usada para esse fim:
Caso misturado com vinagre e sal, fica muito potente para se livrar das gorduras e outros restos que estejam atrapalhando seus canos. Claro, é uma alternativa se o entupimento for simples.
Já tem um passo a passo de como utilizar bicarbonato de sódio? Confere aqui!
2 xícaras de bicarbonato de sódio;
1 xícara de vinagre branco;
1 colher de sal;
4 xícaras de água fervente.
Preparo:
Misture o bicarbonato e a água fervente no ralo que você quer desentupir; depois despeje mais uma xícara de bicarbonato misturado com o vinagre branco e sal. Vede o ralo e deixe a solução agir por um tempo. Por fim, jogue mais água fervente para limpar o encanamento.
Água quente
A água quente é a sua melhor amiga nessas situações, ela pode ser combinada com vários outros ingredientes, como por exemplo o bicarbonato. Porém, ela por si só talvez possa bastar dependendo do grau de complexidade.
Apesar de ser um bom hábito limpar o encanamento com água quente, é preciso entender se a tubulação aguenta aquela temperatura. Para evitar problemas maiores, não utilize a água ainda borbulhando, isso evitará que mais danos sejam causados ao seu ralo entupido.
Mangueira
Como é a pressão da água da sua casa? Se ela for boa, talvez possa considerar o uso de uma mangueira para desobstruir o caminho. Isso irá imitar até certo grau um hidrojateamento no canos, que é um aparelho muito utilizado pelas desentupidoras de todo o Brasil.
Desentupidor comum de pia e vaso
Muito utilizado pelas pessoas que já tiveram problemas de entupimento no passado, mas é sempre bom ter para prevenir. A sucção do desentupidor ajuda a puxar e empurrar a obstrução e eventualmente a solta por completo.
Garrafa Pet
Essa dica é uma substituta para caso você tenha sido pego desprevenido e não tenha um desentupidor na residência. Prenda um cabo de vassoura onde ficaria a tampa e encaixe o corpo da garrafa no buraco do vaso. Faça o mesmo movimento que o desentupidor de casa.
Isso pode ser feito na privada, mas se o problema for num ralo muito grande, talvez isso ajude também a resolver. É uma ótima solução caso esteja faltando a ferramenta adequada.
Diabo Verde
Existem produtos de mercado que podem ajudar a desentupir também o seu ralo, pia ou privada, o mais conhecido e popular é o Diabo Verde. Não exagere na dose, isso pode comprometer o aparato de esgoto. Faça como o rótulo indica para que não haja revés.
Seja precavido e guarde longe das crianças e animais. E quando for utilizar um produto desses, é recomendado estar de luvas e óculos, para impedir o contato direto.
Arame
Já conhece essa aqui? É uma das antigas. Utilize um arame, ou talvez um cabide velho que possa ser moldado. Faça da ponta como se fosse um anzol que consiga passar na entrada do ralo. Quanto mais fino, melhor.
Tente “pescar” a sujeira que se encontra ali no fundo e a descarte corretamente. Tome cuidado para não utilizar muita força e acabar danificando parte do encanamento que tem em sua casa.
Esteja ciente que estas foram soluções que resolvem um entupimento simples, mas se essas dicas não funcionaram, seu problema pode ser bem maior.
Busque profissionais qualificados de uma empresa de desentupidora, ela terá o equipamento necessário e executará os procedimentos corretos de maneira muito rápida. Em pouco tempo seu encanamento estará funcionando como se fosse a primeira vez.
Se for do São Paulo ou proximidades, pode contar com a Coppi Desentupidora para fazer o serviço que você precisa para voltar ao seu dia a dia com tranquilidade!