Escolha uma Página

Apesar de ser muito esperada para encerrar os dias quentes, a chuva pode causar muitos prejuízos. Certamente você já viu problema de alagamento em noticiários ou até mesmo vivenciou um, certo?

Pois é, essa é a realidade de muitas pessoas que vivem no país e são afetadas diretamente, perdendo móveis, carros e correndo risco de vida. Tirando o fato de empresas como a de lona de caminhão, que podem perder suas mercadorias devido às enchentes.

Para se ter uma ideia, só na primeira semana de janeiro, os bombeiros registraram mais de 111 chamadas de enchentes e alagamentos, com 69 quedas de árvores e 30 desmoronamentos em São Paulo. Essa situação pode ficar ainda maior se analisado todo o território nacional.

Mas se engana que esse problema ficou restrito apenas na capital, viu? A região do ABC e do interior teve um aumento de 30% em entupimentos de esgoto em período das chuvas.

Além disso, um estudo feito em 2015, apontou que enchentes e alagamentos causam prejuízos de mais de 9 bilhões ao Brasil todos os anos, segundo dados do Instituto Mundial de Recursos (WRI).

Mas, apesar da chuva ser uma das grandes causas de entupimento, ela não é a única razão pela qual as desentupidoras são acionadas. Que tal descobrirmos as principais causas? Vamos lá?!

Chuva e o perigoso do entupimento de bueiros

Vamos ser sinceros que uma das causas de entupimentos em dias de chuvas intensas, principalmente de bueiros espalhados, é a quantidade, absurda, de lixos nas ruas.

Além de gerar mau cheiro no ambiente e favorecer a proliferação de insetos e bactérias – o que é uma imensa ameaça a saúde das pessoas – o lixo descartado de forma errada em vias públicas acaba entupindo os bueiros.

Dito isso, o resultado é até previsível, não é mesmo? Já podemos prever enchentes, inundações, danos, muitas vezes, não apenas materiais, mas principalmente de vida.

E por conta dos cenários que se apresentam por conta dos entupimentos de bueiros que é importante se conscientizar sobre os descartes corretos de lixos, sejam eles orgânicos ou não.

Um ponto que nem deveria ser levantado neste artigo, tendo em vista a obviedade da situação, é nunca jogar lixo na rua. Vamos deixar claro que se não há lixeiras próximas a você, guarde na mochila, bolsa ou no próprio bolso até que encontre o local correto para descarte.

É claro que jogar lixos no chão é um problema social, tendo em vista que a sociedade se configurou desse modo. Por isso, é tão importante dar o exemplo para seus filhos e ensiná-los a forma correta de descarte. É preciso romper algo que, ao longo dos séculos, vê se construindo erroneamente.

Outra postura que pode ser adotada e que preveniria o entupimento de bueiros e ralos é ter conhecimento de quando a coleta seletiva passa na sua região. Assim, você pode preparar o que irá descartar e despejá-lo no lugar correto.

Claro que todas as sugestões acima citadas são fundamentais para mudarmos o cenário, porém existe um que está cada vez mais em desuso e precisa de atenção. Não deixe de implementar uma lixeira na frente da sua casa ou da empresa de aluguel de compressor. É importante que ela seja instalada de forma que os animais não consiga alcançá-las, viu?

Saiba mais sobre o entupimento de ralos

É claro que as fortes chuvas trazem prejuízos, mas o problema principal, na grande parte das vezes é a quantidade de sujeira urbana que é arrastada até os ralos localizados próximo de cada calçada.

Com o entupimento dos ralos, perigos e perdas são acontecimentos inevitáveis. Em grande parte das situações as perdas são fatais. Grande parte das enchentes que acontecem no país ocorrem pelo entupimento de ralos e bueiros associado às fortes chuvas que, por sua vez, não têm para onde se dispersar e acabam se tornando uma grande inundação.

O Entupimento De Calha

É importante deixar bem claro que na maioria das enchentes o problema principal não é exatamente a chuva. Bom, é importante deixar claro que as chuvas contribuem para o entupimento de calhas, porém o grande fator é a quantidade absurda de sujeira acumulada.

De modo geral, tanto o entupimento de ralos quanto de calhas, acontecem por um motivo muito simples de resolver: lixos acumulados. Por isso é tão importante fazer uma inspeção mensal para que seja limpado periodicamente. Isso evitará que a água da chuva acumule e forme uma inundação.

Dicas para uma boa manutenção preventiva

Vamos combinar que a manutenção preventiva é importante em qualquer situação, não apenas nas máquinas e robô industrial. Então, para não passar por grandes apuros com as chuvas em relação a entupimentos de tubulações, principalmente nos meses de verão, é necessário fazer uma inspeção periódica.

Dito isso, é fundamental contar com uma análise de todo o sistema hidráulico, esgoto e tubulação do local, para antecipar a problemas futuros que podem envolver a propriedade.

Dentre todas as maneiras possíveis de realizar essa ação, a melhor delas é prevenir a ocorrência de entupimento e, na verdade, cultivar hábitos de descarte correto de materiais e lixos diversos.

É importante que você fique atento e procure, com uma frequência considerável, remover as folhas que se acumulam, bem como para verificar se há a presença de vazamentos em calhas ou encanamentos.

Em relação aos drenos, uso de grades de proteção para evitar que os cabelos e como além da estrutura do encanamento, acumular e obstruir a passagem do fluxo de água. 

“A Coppi Desentupidora atende toda região de São Paulo 24 horas. Faça seu chamado e resolveremos seu problema com entupimentos.”

Open chat
1
Solicitar Orçamento
Olá! 🤝🏽Podemos te ajudar?